Home . Notícias

Coden de Nova Odessa vai fazer projeto para melhorias na área da “Piscina do Jacó”

13/04/2012 Por pepe

Por orientação do prefeito Manoel Samartin, caberá à Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa a realização dos estudos e projetos executivos das obras de recuperação que deverão ser feitas na área conhecida como “Piscina do Jacó”, entre os jardins Santa Rosa e Bela Vista e recentemente doada à Municipalidade pela família Welsh.

Segundo o diretor presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro – que vistoriou o local nesta sexta-feira, 13 de abril –, o projeto deve incluir a reformulação da área como um bosque e a criação de uma captação das águas das nascentes que existem no terreno, que serviriam para “reforçar” o abastecimento público da cidade.

A forma como as obras serão realizadas, bem como a fonte dos recursos necessários para implantação das melhorias, serão debatidas em um segundo momento, quando os projetos executivos estiverem prontos. Inicialmente, Ongaro estima que serão necessários em torno de R$ 500 mil para as obras de recuperação, mas este valor pode variar bastante conforme evoluir o projeto.

“O prefeito Samartin solicitou que a Coden elabore os projetos e obtenha os licenciamentos ambientais necessários tanto para a recuperação da área como para a captação das águas das nascentes do local, que podem resultar em até 10 litros por segundo. Este volume, de aproximadamente 5% do total que a Coden capta, trata e distribui atualmente, viria como um complemento às nossas reservas atuais, compostas por represas”, explicou Ongaro.

Segundo a Prefeitura, o terreno de 5.352,60 metros quadrados, que inclui uma APP (Área de Proteção Permanente), foi doado à cidade apenas em setembro de 2011, após décadas de falta de manutenção ou utilização pelos proprietários. Como possui nascentes, qualquer obra exige licença ambiental expedida por órgão competente.

“As águas ressurgentes (nascentes), além de serem de excelente qualidade, jorram 365 dias por ano num volume que justifica o investimento numa captação de pequeno porte, como as que pretendemos instalar em outros pontos da cidade, inclusive nas bacias dos córregos Capuava e Palmital”, justificou o presidente da Coden.

O projeto a ser elaborado vai prever a construção de um novo muro de arrimo tecnicamente adequado para a contenção das encostas do terreno, a remoção ou recuperação do muro e a recuperação do leito da Rua Augusto Peterlevitz, o aterramento da antiga piscina, a recomposição florestal do terreno e a obtenção das licenças tanto para execução das obras previstas quanto para o reflorestamento (incluindo para a construção da casa de máquinas da Estação de Captação), além da obtenção da outorga para início da captação das águas ressurgentes.

“A ideia é que a área seja transformada em um bosque, melhorando a qualidade do ar da região central de Nova Odessa e preservando a qualidade das águas das nascentes, cuja manutenção e conservação será feita pela Coden em ‘troca’ do direito de captar a água bruta. Aquela área nunca foi adequada para uma piscina”, completou Ricardo Ongaro.

Leia mais em http://www.novaodessa.sp.gov.br/NoticiasConteudo.aspx?IDNoticia=10629.


 

Veja também

Coden obtém licença que viabiliza instalação de rede de esgoto em 7 bairros de chácaras em NO

Leia na integra

Coden de NO em fase final de construção do novo Coletor Tronco do Córrego Lopes

Leia na integra