Home . Notícias

Coden divulga relatório de qualidade de 2004 na conta de água

20/10/2005 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) está divulgando pela primeira vez, juntamente com a conta de água do mês de outubro (referente ao consumo de setembro), o Relatório Anual de Qualidade da Água 2004.O relatório está sendo divulgado em cumprimento ao Decreto Federal 5.440, de 2005, que estabelece os procedimentos sobre o controle da qualidade e instrumentos para a divulgação de informação ao consumidor desse controle.
Segundo o decreto, é direito básico do consumidor: “a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, característica, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”, entre outros.
A divulgação do relatório anual deve ser feita duas vezes ao ano, nos meses de março e outubro. Neste primeiro relatório constam os parâmetros que são controlados e os respectivos resultados verificados ao longo do ano, como os que colocam a saúde em risco (agrotóxicos, substâncias orgânicas, inorgânicas, microcistinas, microbiológicos, padrão de radioatividade, etc).
“A qualidade de água de Nova Odessa atende satisfatoriamente a todos os quesitos estabelecidos pelas autoridades de Saúde e Sanitárias”, disse o diretor-presidente da Coden, Sérgio Molina, que ressaltou a importância da divulgação acompanhada de esclarecimentos. “É importante que a população leia o relatório para saber o que está consumindo. Por serem informações técnicas, pode ser que haja dúvida ou conclusões errôneas. Por isso, estamos à disposição da população, através do telefone 3476-8500 e do site”, disse Molina.
Além de enviar para cada uma das contas, o relatório será exposto na página da Coden na internet (www.coden.com.br), na sede da Coden, nas Vigilâncias em Saúde, no Hospital Municipal e nas quatro Unidades Básicas de Saúde. A partir da próxima conta (novembro), no mesmo formulário de cobrança, serão colocadas algumas informações referentes à qualidade da água fornecida mês a mês.

Captação
Os cinco reservatórios de água bruta que compõem o sistema de abastecimento público realizado pela Coden estão em nível satisfatório, de acordo com funcionários da própria Companhia. A avaliação se confirma pela quantidade de chuvas ocorridas durante o mês de outubro. Até o dia 26 deste mês, a empresa registrou pouco mais de 192 milímetros, superando a marca dos meses anteriores como julho (81 milímetros) e setembro (11 milímetros). Contudo, a média do mês atual atinge 65% de água represada, o que garante a tranqüilidade nos serviços prestados à comunidade.
A captação de água bruta em Nova Odessa é composta por cinco reservatórios, divididos em dois sistemas, denominados como Lopes I e II e Recanto I, II e III. A capacidade de armazenamento do recurso hídrico, hoje, em todas as represas chega a 2,3 bilhões de litros de água.

 

Veja também

Lixo jogado às margens de represas de abastecimento é fator de risco para Coden

Leia na integra

Geofonamento: Coden inicia

Leia na integra