Home . Notícias

Coden é homenageada pela Câmara de Nova Odessa por qualidade no abastecimento

08/03/2019 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) recebeu nesta quinta-feira (7) moção de congratulações da Câmara de Nova Odessa pela segunda posição no ranking de abastecimento de água entre as 15 maiores cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas), divulgado no mês passado pelo Instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). A reverência, proposta pelo vereador Wladiney Pereira Brigida, o Polaco (SD), foi aprovada por unanimidade na sessão de quarta-feira (6).
 
Em ofício encaminhado ao diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, o presidente do Legislativo novaodessense, vereador Vagner Barilon (PSDB), parabenizou todos os funcionários da empresa pela conquista e pelos serviços prestados ao município.
 
Ao justificar a homenagem, Polaco citou números da pesquisa e destacou a qualidade dos serviços prestados ao município há 42 anos. “A Coden apresenta grau de excelência no segmento”, escreveu o vereador na moção número 12/2019.
 
Levantamento realizado no quarto semestre de 2018 apontou que o serviço de abastecimento de água prestado pela Coden é o segundo melhor da RMC, atrás apenas de Indaiatuba. O município obteve 816 pontos na avaliação feita com base na opinião de 400 entrevistados, que classificaram o serviço como ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. De acordo com o instituto, 94% consideraram o serviço ótimo ou bom e 5%, regular. Apenas 1% mostrou-se insatisfeitos com o serviço prestado.
 
Em dezembro do ano passado, pesquisa realizada pelo mesmo instituto colocou Nova Odessa como única cidade entre as 15 maiores da RMC com grau de excelência em qualidade da água distribuída à população. O serviço prestado pela Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa alcançou 805 pontos e ficou no topo do ranking regional.
 
Fundada em 1977, a Coden passou a ser concessionária pública dos serviços municipais de água e esgoto em 1980, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da Prefeitura de Nova Odessa, primeiro órgão responsável pelo saneamento na cidade, fundado em 1967. Em janeiro deste ano, a empresa assumiu a coleta, o transporte e a destinação final dos resíduos sólidos gerados no perímetro urbano da cidade.
 
Nos últimos seis anos, a companhia investiu R$ 50,1 milhões na melhoria e ampliação dos sistemas de água e esgoto. Desse total, R$ 32,97 milhões foram aplicados em abastecimento, melhorando a qualidade e ampliando a disponibilidade da água tratada entregue à população. Com os investimentos, o índice de perdas (água que se perde na rede, entre os reservatórios e a casa dos consumidores) caiu de 45,1% em 2012 para 26% em 2018.

Veja também

Consumidores recebem declaração de quitação de débitos

Leia na integra

Coden entrega relatório anual de qualidade da água

Leia na integra