Home . Notícias

Coden economiza 15 milhões de litros de água por mês com reuso de água da retrolavagem dos filtros da ETA

01/12/2005 Por pepe

Desde outubro, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) está reutilizando a água resultante do processo de retrolavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água. O processo consiste em conduzir a água tratada usada na retrolavagem dos filtros para um reservatório específico e então conduzir essa água de volta para a canaleta de entrada de água bruta da ETA, para tratamento, ao invés de despejá-la na rede de coleta de esgoto.
A retrolavagem é a passagem de água sob pressão, no sentido contrário ao da filtragem, para retirar as impurezas retidas na areia filtrante. Com o processo, a Coden está economizando a captação de 15 milhões de metros cúbicos de água bruta por mês. Antes, a água utilizada era canalizada até o Bosque Manoel Jorge, no Santa Rosa.
Ainda em fase experimental, mas em via de ser aprovado definitivamente, o processo de reutilização está sendo acompanhamento e analisado pelos técnicos da Companhia. Poucos investimentos foram necessários, como a compra de cimento, areia, cal e algumas conexões de tubulação. A mão-de-obra utilizada é da própria Coden.
Para o armazenamento da água que será reutilizada na retrolavagem está sendo utilizado um reservatório com 400 metros cúbicos de capacidade, que não vinha sendo utilizado por apresentar trincas e permitir a entrada de água de chuva e que, portanto, era considerado impróprio para armazenamento de água potável a ser distribuída à população. O reservatório foi reformado para receber a água de reuso. Para a instalação das redes internas de afastamento e “recalque” da água a ser reutilizada, foram utilizadas barras de tubos e manilhas consideradas fora de medidas ou condenadas para o uso na rede pública de distribuição de água tratada.
Segundo o diretor-presidente da Coden, Sergio Molina, o processo traz várias vantagens para a Companhia. “Nós evitamos o uso de aproximadamente 500 mil litros de água por dia. Além disso, o recalque tem custo menor quando comparado com o custo de captação das represas. O processo também permite uma maior concentração de alumina na água tratada, possibilitando redução no consumo de Policloreto de Alumínio (agente floculante do tratamento)”, explicou.
Com mais Policloreto, o tratamento acontece mais rapidamente, tendo em vista que a água de reuso contém mais “sementes” de floculação. “Cabe observar que, durante os testes iniciais e análises de rotina realizadas diariamente após implantação deste projeto, as características físico-químicas e bacteriológicas da água de reuso mostraram-se semelhantes à água bruta captada das represas Lopes e Recanto, garantindo a qualidade da água tratada e distribuída”, esclareceu Molina.
“Nosso trabalho e empenho não terminam por aí. Nosso próximo passo será definir um projeto para resolver definitivamente o problema da água de lavagem dos decantadores. Devido a suas características e cargas orgânicas, o lodo dos decantadores receberá tratamento diferenciado”, assegurou o diretor-presidente da Companhia, acrescentando que já foram feitos contatos com empresas da área de saneamento ambiental, que em breve devem apresentar alternativas viáveis para esta segunda etapa.

 

Veja também

Coden amplia represa de captação Lopes 2 em 30% de sua capacidade

Leia na integra

Coden alerta consumidores para riscos legais trazidos pelas fraudes nos hidrômetros e ligações de água

Leia na integra