Home . Notícias

Coden envia à população relatório que confirma a qualidade da água de Nova Odessa de 2007

05/03/2008 Por pepe

Mesmo com o prazo vencendo em março, até o fim do mês de fevereiro já haviam sido entregues os relatórios de qualidade da água distribuída em Nova Odessa referentes a 2007, juntamente com as contas mensais de consumo emitidas pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). E como nos anos anteriores, o serviço atendeu aos mais de 100 parâmetros exigidos pela legislação federal.

Há dois anos, a Coden disponibiliza, no verso das contas de água, duas vezes ao ano, nos meses de março (conta referente a fevereiro) e outubro (referente a setembro), informações atualizadas sobre a qualidade da água que sai das torneiras de Nova Odessa.

O relatório contém dados ao consumidor sobre o controle de qualidade de água, além de instrumentos para divulgação de informações e dados sobre os parâmetros de “aceitação” para o consumo humano da água.

“O relatório que a Coden está enviando aos moradores tem como objetivo divulgar a qualidade da água que é consumida na cidade, mostrando que ela está adequada, não tem pesticidas, metais pesados e nem a presença de bactérias. Os novaodessenses podem beber até a água da torneira sem medo de nenhuma contaminação”, explicou o gerente químico da Coden, José Hilário Pessoa.

“A qualidade da água de Nova Odessa atende de maneira satisfatória aos mais de 100 parâmetros da Secretaria de Saúde e Sanitária, que analisam os aspectos orgânicos, inorgânicos, bacteriológico e padrão radioativo na água”, continuou Pessoa.

O envio dos relatórios aos consumidores acontece desde que foi instituído o Decreto nº 5440/2005, pelo qual “todo serviço de água deverá entregar, até o dia 15 de março de cada ano, o relatório anual de divulgação ao consumidor sobre a qualidade da água para o consumo humano, referente ao ano anterior”.

O decreto ainda prevê que “é direito básico do consumidor a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com a especificação correta de quantidade, característica, composição, qualidade e preço, bem como os riscos que apresentam”.

Nova Odessa sempre seguiu todas as exigências previstas pelo decreto, já que, de acordo com Pessoa, “a boa qualidade da água de Nova Odessa é uma soma de um amplo sistema de represas construído pela Prefeitura na década de 70, junto com os constantes monitoramentos computadorizados realizados 24 horas por dia por um corpo técnico com funcionários altamente capacitados”.

Outras informações do Relatório podem ser encontradas na página da Coden na Internet, no endereço www.coden.com.br.

Reservas boas e captação garantida

Hoje, em Nova Odessa, há nove reservatórios úteis, com mais de 10 milhões de litros de água. “Isso faz com que a população tenha água nas torneiras continuamente. As chuvas que atingiram a região nas últimas semanas de fevereiro deixaram nossas reservas com 70% de sua capacidade total, e esse é um motivo para que a população possa ficar tranqüila a respeito do abastecimento de água em Nova Odessa”, garantiu o gerente.
 

Veja também

Prefeitura de Nova Odessa pede desapropriação de nova área para construção da ETE do Quilombo

Leia na integra

Água de Nova Odessa terá o menor reajuste médio dos últimos anos

Leia na integra