Home . Notícias

Coden instala portão na entrada da Represa Recanto III

27/02/2015 Por pepe

Com o objetivo de coibir a entrada de pessoas não autorizadas na área da represa Recanto III, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) instalou, nos últimos dias, um portão na entrada da represa.
 
“Muitas pessoas vão as nossas represas para nadar, pescar ou recreação, sendo esta prática proibida, pois não foram projetadas para isso. Trata-se de área particular, destinada para a reserva de água bruta, que será captada e tratada para o abastecimento da população. O problema das pessoas frequentarem o local é que além de poluírem, traz risco de contaminação e para os banhistas ainda há risco de afogamento, como já acompanhamos vários casos”, explicou o diretor-presidente Ricardo Ongaro.
 
Mesmo com cerca em vários trechos, placas de proibição e divulgações com alertas para não entrarem nas áreas das represas, observa-se que muitas pessoas ainda fazem uso dos locais, principalmente jovens para nadar, alguns também fazem uso de drogas. A direção da Coden enfatiza que o acesso às margens e as represas é restrito as equipes de trabalho da Coden.
 
Outro problema encontrado nas áreas ao redor das represas é a presença de capivara, hospedeira do carrapato estrela, que pode transmitir a febre maculosa às pessoas, doença que pode matar.
 
Ao entrar nas áreas das represas sem permissão, as pessoas praticam o crime definido pela Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98) ao nadar nas represas e ao sujar estes locais, e infringem o Código Florestal (Lei Federal 4.771/65) ao invadir as APPs (Áreas de Preservação Permanente). Além do crime de dano ao patrimônio público cometido por quem corta as cercas instaladas pela Coden para ter acesso às margens dos mananciais. Quem for flagrado ainda pode ser autuado por invasão de propriedade, já que as áreas adjacentes às represas são particulares. A prisão em flagrante pode ser feita pela Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e pela Guarda Municipal.

Veja também

Coden completa 38 anos nesta quarta

Leia na integra

Abastecimento: Nova Odessa está com 57,51% de sua capacidade total de reserva de água bruta

Leia na integra