Home . Notícias

Coden liga rede de esgoto ao último trecho do Coletor Tronco do Represa e “limpa” córrego

23/07/2010 Por pepe

“Hoje, o Córrego Represa ganhou um presente”, disse, emocionado, o encarregado do Departamento Técnico da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, Antonio Benincasa, ao ver as águas do regato seguirem o seu curso natural sem o esgoto doméstico.

A mudança na coloração, quase imediata, veio assim que a equipe da Companhia fez a ligação da rede de esgoto aos últimos dois quilômetros do Coletor Tronco do Córrego Represa, dentro da área do IZ (Instituto de Zootecnia), nesta sexta-feira, 23 de julho.

A “mágica” veio pelas mãos do funcionário Anézio Lima. Com equipamentos especiais, ele foi encarregado de entrar no posto de visita e quebrar o compartimento que liberou a entrada do esgoto no último trecho do Coletor Tronco – que ainda deságua no Ribeirão Quilombo.

Futuramente, no entanto, todo esse esgoto será encaminhado ao Interceptor de Esgoto do Quilombo, que por sua vez vai desaguar na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, em fase de construção.

“Agora, com as próximas chuvas, os dois últimos quilômetros que faltavam do Córrego, serão totalmente despoluídos. Cumprimos mais uma etapa do nosso Plano Diretor de Esgotamento Sanitário, que vai estar 100% quando a ETE estiver pronta”, comentou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

No total, o Coletor do Córrego Represa possui seis quilômetros. Os quatro primeiros, desde sua nascente, no Residencial Primavera, até a área do IZ, tinham sido feitos pela Coden há cerca de cinco anos. Os dois quilômetros finais foram executados recentemente por empreiteira vencedora de licitação.

O diretor da Coden explicou que a interligação da rede de esgoto nos dois quilômetros finais do Coletor só pôde ser feita com a obra totalmente concluída. Assim, o antigo emissário que destinava o esgoto que vinha dos primeiros quilômetros da tubulação para o Córrego Represa, na altura do IZ, foi imediatamente desativado após a interligação desta sexta-feira.

A bacia do Córrego Represa inclui o Primavera, o Residencial Imigrantes, os jardins Novos Horizontes, Marajoara e Planalto, o Residencial Mathilde Berzin, o Jardim Europa, e Bosque dos Cedros, além da área do Parque Ecológico Isidoro Bordon e do IZ.

Segundo Ongaro, esta é a ultima interligação dos córregos de Nova Odessa que deveriam ser realizadas pela Coden.

Nova Odessa possui, ainda, os córregos Palmital, com seis quilômetros de extensão, Capuava, que terá, ao final das obras, dois trechos de coletor tronco, com quatro quilômetros cada, São Francisco, com quatro quilômetros, o Lopes, com sete quilômetros, o Bassora, com 400 metros, o Represa, com seis quilômetros, o Harmonia, com 300 metros, e o Recanto, com sete quilômetros.

Todos eles vão desaguar no Interceptor do Quilombo e, então, na ETE Quilombo, que fica próxima à divisa com Americana.


 

Veja também

Coden realiza passagem não destrutiva do 2º Coletor Tronco do Córrego Capuava sob a Ampelio Gazzetta

Leia na integra

PMNO e Coden alertam para cuidados com rede de esgoto quando ETE Quilombo estiver funcionando

Leia na integra