Home . Notícias

Coden passa a captar água do córrego Filipada

08/08/2014 Por pepe

Companhia mantém pedido para que a população economize água

Com autorização dos proprietários da terra, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) passa a captar água do córrego Filipada a partir dessa sexta-feira (08/08). Serão captados cerca de 15 litros de água por segundo, durante 20 horas do dia, o que representa 1.080.000 de litros por dia. Isso corresponde a 10% do que vem sendo tratado diariamente, um total de 10,5 milhões de litros por dia, após o início do fechamento dos reservatórios. A Coden protocolou pedido junto a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) e o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) para a retirada de água deste córrego por um período de 90 dias.

No dia 07 de julho a Companhia passou a fechar os reservatórios das 21h às 5h, visando a economia de água. Esta medida resultou na diminuição de água tratada e distribuída na cidade de 15 milhões de litros/dia, para 12,5 milhões de litros/dia. Como não foi suficiente para manter o nível das represas em um percentual que possa atender o abastecimento da cidade até a chegada das chuvas em outubro (previsão), a Coden estendeu o prazo de fechamento dos reservatórios. A partir do dia 28 de julho passou a fechar das 21h às 10h, diminuindo ainda mais o volume de água tratada e distribuída para 10,5 milhões de litros/dia.

A economia já é de 30% do que se tratava e distribuía antes do fechamento dos reservatórios, ou seja, a cada três dias economiza-se um.
“Estamos buscando alternativas. Passamos a ter mais um ponto com entrada de água, isso é muito bom, o que não significa que não precisamos mais economizar. Temos que economizar sim. A nossa reserva total de água é de 27% da capacidade do município. Temos que continuar economizando. A previsão de chuvas se mantém para outubro e novembro”, frisou o diretor-presidente da Companhia, o engenheiro Ricardo Ongaro.
O córrego Filipada, que tem como destino principal o Ribeirão Quilombo, está localizado em paralelo com a represa Recanto I, um dos pontos de captação em Nova Odessa. Está distante cerca de um quilômetro de distância da represa. Para transportar a água a Coden instalou tubulação e bomba.

O investimento foi na ordem de R$ 60 mil e a obra foi executada em três semanas. “São alternativas. Muitos falam da água que corre na antiga piscina do Jacó (Bela Vista), porém lá é apenas um litro por segundo. Não estamos descartando, mas fomos buscar onde podemos ter mais quantidade”, explicou Ongaro. Outro local que apontam é o córrego Capuava, próximo ao bairro 23 de Maio e Jardim das Palmeiras, que não tem vazão.

Tem ainda o córrego Palmital, com estudos e projetos por parte da Coden, porém para puxar água deste local, requer um investimento muito grande, pois está a cerca de três quilômetros do ponto de captação. Existe projeto estimado inicialmente em R$ 17 milhões e requer recursos vindos do Governo Federal. Vale informar ainda que este córrego faz divisa com Sumaré e que a cidade vizinha já esta captando água dele.

Veja também

Diretor da Coden fala na escola Simão Welsh durante evento aos pais

Leia na integra

Câmara aprova projeto de lei que coíbe desperdício de água

Leia na integra