Home . Notícias

Coden pede a população para que economize água

06/02/2014 Por pepe

Falta de chuva, baixa no nível das represas, aumento do calor e consequentemente do consumo de água faz com que a direção da Coden (Companhia de Desenvolvimento) faça um pedido de alerta a população: a economia de água. “O uso de forma responsável sempre foi um pedido nosso, agora nossa preocupação é com o período que vivemos, para que não tenhamos que ficar sem água”, frisou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.
 
Em Nova Odessa a água é captada 100% em mananciais próprios. São cinco represas e dois pontos de captação. A Coden (Companhia de Desenvolvimento) trata e distribui, em média, 16 milhões de litros de água por dia.  Porém, em decorrência do calor, houve aumento no consumo e o volume de água tratada em janeiro subiu para 18,5 milhões de litros por dia, um aumento de 14,5%.
 
O gerente químico, José Hilário Pessoa, que responde pela ETA (Estação de Tratamento de Água) comentou que as represas estão com cerca de 70% da capacidade. A expectativa é que até o final de março, com as chuvas, chegue a 100%.
 
Ricardo Ongaro informou que no momento não há previsão de racionamento. Porém, sabendo que se trata de um problema (a falta de água) generalizado em várias cidades do Estado, ele acredita que possa ter reflexo em Nova Odessa. “Se houver racionamento nas cidades vizinhas e de alguma forma afetar Nova Odessa, como por exemplo, com a vinda de pessoas para a casa de parentes, aumentando assim o consumo, a tendência será racionar”, afirmou.
 
Ongaro explicou que o Plano Diretor Municipal aponta para um crescimento acima de 70 mil habitantes. Para suprir a demanda haverá necessidade de buscar captação nos rios Jaguari e Atibaia (Sistema Cantareira). Ele tem participado das discussões sobre a renovação da outorga do Cantareira.
 
O diretor comentou ainda que a vantagem de se ter mananciais próprios é ter um maior controle sobre eles, o que reflete na qualidade da água. “Somos autônomos, não dependemos de outros para a captação e tratamento de água. Mas para isso, a fiscalização também é constante, inclusive no que diz respeito à preservação da mata ciliar. Estamos sempre monitorando”, afirmou Ongaro.
 
A Coden procura fazer um trabalho de conscientização de uso responsável da água durante as visitas que recebe, geralmente de estudante. Também distribui folhetos informativos, durante estas visitas e em eventos que participa.
 
Pequenas ações podem contribuir para a economia da água, como:

– não deixar a torneira aberta o tempo todo pra escovar os dentes ou fazer a barba;
– ao lavar a louça fechar a torneira enquanto estiver ensaboando;
– consertar os vazamentos das torneiras, o mais rápido possível;
– na hora do banho, fechar o chuveiro para se ensaboar;
– usar regador para molhar as plantas;
– para limpar o quintal, calçada ou garagem não “varrer” a sujeira com mangueira, usar a vassoura;
– não utilizar o vaso sanitário como lixeira, pois além de precisar de uma grande quantidade de água para levar embora o que jogou, poderá causar entupimento na rede e muitos transtornos.

Veja também

Prefeito Bill visita obra de ampliação da ETE Quilombo

Leia na integra

Nota – Interrupção no fornecimento de água – quarta, dia 05/02, nos bairros Jardim Fórida, Jardim Fadel e Vila Azenha

Leia na integra