Home . Notícias

Coden prepara estrutura que integrará ETA 1 ao prolongamento da Adutora Córrego Palmital

04/08/2021 Por Edneia Reami

Nesta quarta-feira (04/08), a Coden Ambiental começou a obra que permitirá integrar a Estação de Tratamento de Água ETA1 ao prolongamento da Adutora Córrego Palmital. Além da instalação de 50 metros de tubulação do tipo Biax de 250 milímetros dentro das dependências da Coden, onde fica a ETA 1, a ação inclui a colocação de um macromedidor de vazão de alta precisão para garantir que os 70 litros por segundo de água bruta a serem captados nesse manancial possam seguir na totalidade para as fases de tratamento e distribuição. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em três dias.

 

Iniciado na segunda quinzena de maio, o prolongamento da Adutora Córrego Palmital vem percorrendo uma extensão de 2,8 mil metros na Rodovia Rodolfo Kivitz, devendo chegar à ETA 1 em, aproximadamente, um mês. Com a conclusão da obra, a água captada no Córrego Palmital deixará de passar pela atual interligação a um braço da Represa Recanto 2, nas proximidades da Estância Hípica, o que evitará perdas características deste trajeto, tanto com infiltrações em veios de córregos, como por evaporação na represa.
Considerando a primeira fase (Córrego Palmital–Estância Hípica), já concluída, a adutora totalizará 5.820 metros de extensão.

 

Atualmente, para abastecer uma população estimada em 60,9 mil pessoas, a Coden dispõe de 282,76 km de rede; um volume de água bruta reservada de, aproximadamente, 2,5 milhões de metros cúbicos; e um volume de água tratada na ordem de 16 milhões de litros/dia. Esses indicadores colocam Nova Odessa em excelentes condições de segurança hídrica.

 

De acordo com o diretor Técnico da Coden Ambiental Rean Gustavo Sobrinho, para garantir a segurança hídrica do município a Coden Ambiental desenvolve um trabalho contínuo de combate às perdas. “Monitoramos remotamente a pressão e a vazão em 52 pontos das redes e os volumes registrados na saída dos reservatórios. Graças a esse trabalho, nosso o índice de perda de água vem se mantendo em 28%, um dos mais baixos da região”, explicou.

 

Outro avanço para a segurança hídrica de Nova Odessa é a nova represa entre os bairros Jardim São Manoel e Jardim Maria Helena, anunciada em maio pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho. Atualmente, a obra que será conduzida pela Coden, encontra-se na fase de elaboração do projeto executivo, com previsão de início de construção em 2022.

Veja também

Vice-prefeito de Ibitinga visita Nova Odessa em busca de referência nos serviços de água e esgoto

Leia na integra

Limpeza do reservatório Castelo interrompe água em 4 bairros de Nova Odessa nesta terça

Leia na integra