Home . Notícias

Coden propõe acordo coletivo ao Sindicato dos Servidores Municipais de Nova Odessa

14/07/2021 Por Edneia Reami

Em reunião realizada na terça-feira (13/07) entre a Coden Ambiental e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Nova Odessa (SSPMANO), a empresa apresentou proposta de novo acordo coletivo de trabalho para vigorar até março de 2022. Participaram das discussões, representando a Coden, o diretor financeiro Hamilton Lorençatto e a gerente de Recursos Humanos Fabiana Cristina Mendes da Costa. Os colaboradores foram representados pelo funcionário da empresa e dirigente sindical Wagner Lopes de Oliveira. Também esteve presente a advogada do sindicato Suzely Aparecida Barbosa.

 

No documento, a Coden se compromete a manter o pagamento de salários de seus empregados até o último dia útil de cada mês, assim como vem fazendo desde maio, seguindo decisão da Prefeitura Municipal de Nova Odessa. Atendendo reivindicação trazida pelo funcionário Wagner Lopes de Oliveira, a empresa também adota, a partir de julho, a entrega dos holerites em via impressa, em complementação ao documento disponibilizado em meio digital. Outra proposta é passar o vale alimentação de R$ 600,00 para R$ 660,00, a partir de janeiro de 2022, além de fazer um levantamento dos interessados na adesão ao PDV (Programa de Demissão Voluntária). A empresa ainda define as condições do reajuste salarial referente ao calendário de 2021.

 

Como já havia sido divulgado em maio pelo presidente da Coden, Elsio Álvaro Boccaletto, durante a primeira reunião realizada com o sindicato para tratar do assunto, o novo acordo prevê a devida reposição das perdas inflacionárias do período, com base no valor acumulado do índice IPC-FIPE, devendo ser novamente discutida com o SSPMANO a partir de 2022, quando termina a validade da Lei Complementar 173/2020.

 

Editada em caráter provisório e fundamentada na Lei de Responsabilidade Fiscal, a Lei Complementar 173/2020 é parte do programa federativo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus e, entre outras restrições, impede o aumento de gastos com pessoal nas esferas públicas.

 

“Entendemos que o reajuste anual da categoria é legítimo, mas se aplicarmos qualquer aumento nesse momento, estaremos desrespeitando a legislação que nos rege. No entanto, sempre nos mantivemos abertos para o diálogo com o sindicato e, em todas as oportunidades, colocamos a nossa intenção de repor as perdas salariais, conforme diretriz do presidente da empresa. Até nos surpreendemos com o pedido feito pelo SSPMANO ao Ministério Público para intermediar as negociações, porque essa é uma reivindicação com a qual concordamos inteiramente”, afirmou o diretor financeiro da Coden, Hamilton

 

A proposta do novo acordo coletivo já se encontra com o SSPMANO, que agora deverá submeter seu conteúdo à apreciação dos funcionários da Coden.

 

Veja também

Sede da Coden Ambiental será reformada para adaptar a estrutura física às atuais demandas da empresa

Leia na integra

Coden Ambiental instala macromedidor de vazão para melhor aproveitamento da água captada na represa São Jorge

Leia na integra