Home . Notícias

Coden realiza passagem não destrutiva do 2º Coletor Tronco do Córrego Capuava sob a Ampelio Gazzetta

08/07/2010 Por pepe

Uma equipe de seis funcionários da empreiteira Monte Reis Consultoria Ambiental Ltda realizou nesta quinta-feira, 8 de julho, a passagem não-destrutiva do segundo Coletor Tronco de Esgoto do Córrego Capuava sob a Avenida Ampelio Gazzetta, em Nova Odessa, causando a curiosidade de motoristas e pedestres. A obra é realizada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento).

A passagem consiste na instalação de tubos de 30 centímetros de diâmetro do material sintético PEAD (um plástico altamente resistente, especial para este tipo de aplicação), através de um ‘”túnel” cavado sem a necessidade de se romper o asfalto da avenida (daí o termo “não-destrutivo”). Como o PEAD não pode ser exposto ao sol, a obra terminou nesta quinta-feira mesmo. A passagem tem 30 metros de extensão e fica abaixo do leito da Ampelio.

“Uma máquina faz a escavação e passa sob o aterro da avenida com uma guia, que alarga o buraco para a passagem posterior do tubo PEAD. Agora, com os tubos no lugar, as extremidades da passagem serão conectadas ao restante do novo Coletor Tronco, que terá, quando pronto, 672 metros de extensão”, explicou o engenheiro da Prefeitura Arlindo Donato dos Santos, que também acompanha a obra.

Este segundo Coletor Tronco de Esgoto para os bairros da bacia do Córrego Capuava está previsto no Plano Diretor de Esgotamento Sanitário do Município, que visa tratar 100% do esgoto doméstico da cidade até o ano que vem.

Os recursos de R$ 297,9 mil vieram da cobrança pelo uso das águas dos rios estaduais e federais que cortam a região e foram aprovados em 2009 pelo Comitê PCJ (Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). No restante do Coletor, foram usados tubos de concreto armado de 400 milímetros de diâmetro, com juntas vedadas por anéis de borracha.

Atualmente, existe apenas uma tubulação do tipo, na margem direita do córrego. No trecho imediatamente a jusante (abaixo) da Ampelio, a bacia do Córrego Capuava já conta com dois coletores, que se juntam no cruzamento com a avenida.

A segunda tubulação, instalada na margem esquerda, visa aumentar a capacidade de escoamento de esgoto desta bacia, uma das mais populosas da cidade, já prevendo também o crescimento da população dos bairros atendidos. Esta previsto também o cancelamento de quatro transposições (travessias) de esgoto existentes atualmente sobre o curso d’água, desafogando o atual coletor que corre pela margem direita.

Ambos serão ligados ao Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo, levando o esgoto de todos os bairros da bacia deste córrego até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo.

“Agora, vamos buscar recursos para prolongar este segundo coletor da Ampelio até o Núcleo 23 de Maio. Assim, ampliamos a coleta de esgoto em toda a bacia do Capuava já prevendo com tranqüilidade o aumento da demanda no futuro, com a urbanização da bacia”, afirmou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro. A próxima etapa prevê mais aproximadamente 700 metros de Coletor Tronco, mas sem passagens subterrâneas.


 

Veja também

PMNO e Coden alertam para cuidados com rede de esgoto quando ETE Quilombo estiver funcionando

Leia na integra

Prefeito de NO assina aditivo de R$ 2,3 mi do PAC 1 para completar Interceptor do Quilombo

Leia na integra