Home . Notícias

Coden recebe visita técnica da ARES-PCJ

18/04/2013 Por pepe

Membros da Diretoria Técnica-Operacional da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), realizaram uma visita técnica na Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, na última terça-feira (16). Eles foram recebidos pelo diretor presidente da Companhia, Ricardo Ongaro e pelo diretor financeiro, Brauner Feliciano. Também acompanharam a visita a secretária Marizilda Barbosa, o gerente químico José Hilário Pessoa e o gerente jurídico Mauro Renato Moretto.


Daniel Manzi, analista de fiscalização da ARES e Gabriel Bertola, prestador de serviços na área técnica informaram que as visitas tiveram início este mês aos prestadores de serviços de saneamento básico dos municípios, que são associados. O objetivo é de acompanhar e monitorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

 
Os técnicos fizeram uma explanação sobre a função e os objetivos da ARES que tem por finalidade a regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico. A Agência foi criada para atender as exigências da Lei Federal 11.445/2007, que trata sobre a Política Nacional de Saneamento Básico.

 
Com sede em Americana, a ARES tem hoje 32 municípios consorciados e Nova Odessa é um deles, desde junho de 2012. A partir da associação do município, questões relacionadas à gestão dos serviços públicos de saneamento, inclusive a revisão tarifária, devem ser aprovadas pela Agência Reguladora.

 
A Agência é uma autarquia, um consórcio público municipal e presta contas ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas. “Além de regulação e fiscalização, gostaríamos de ser vistos como parceiros. É neste espírito que nasceu a ARES. Queremos somar, ter mais dados e ajudar a fazer as coisas darem certo”, afirmou Manzi. Ele antecipou que para este ano devem oferecer um curso de formação e treinamento sobre tarifas.

 
Ao final da visita os técnicos entregaram um questionário para macro avaliação, para ser respondido pela Coden e devolvido a ARES. Os dados serão utilizados para o planejamento estratégico da Agência e outros procedimentos a fim de auxiliar o prestador de serviços de saneamento básico.
 

“Esta visita serviu para uma aproximação entre a Coden e a ARES. Existem metas a serem buscadas por ambos os lados, e temos esta visão de parceria, dai a necessidade e importância da aproximação”, afirmou o diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro.

Veja também

Campo Belo terá rede coletora de esgoto

Leia na integra

Falecimento – Ana Cristina de Jesus Rocha da Silva

Leia na integra