Home . Notícias

Coden reforma prédio da ETA – Estação de Tratamento de Água do Jardim Bela Vista

24/06/2010 Por pepe

Além da reforma de mais um dos quatro decantadores da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, atualmente em andamento, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) também está realizando melhorias no próprio prédio da Estação. É neste prédio quem funcionam a sala de operações do sistema de tratamento e distribuição de água tratada, o laboratório de análises físico-químicas da Companhia e a sala do gerente operacional da ETA.

A ETA do Bela Vista foi inaugurada em março de 1971 e, desde então, não sofreu grandes reformas, apenas pequenas manutenções e pinturas. A reforma atual está sendo realizada com recursos próprios da Coden, incluindo mão de obra da equipe de obras de 10 colaboradores e com materiais do seu almoxarifado.

Segundo o diretor presidente da Companhia, Ricardo Ongaro, a reforma contempla a substituição de todas as esquadrias de portas e janelas, que eram de ferro e estavam bastante deterioradas, por novas, de vidro temperado e alumínio.

Também está sendo feita a substituição de todo o piso e do revestimento dos toaletes, laboratório e sala de operações por um novo piso do tipo porcelanato, de alta resistência e facilidade de limpeza.

O prédio possui um saguão que está sendo adaptado para funcionar com um pequeno auditório, ganhando divisórias, cadeiras e retroprojetor. Também estão sendo substituídas todas as instalações elétricas, de iluminação e hidráulicas. Os toaletes estão sendo reformulados, e o masculino vai se tornar um verdadeiro vestiário para a equipe.

O laboratório, onde está instalado o equipamento automático de análises periódicas da água tratada conhecido como “Jar-test”, estufas, medidores de PH e recipientes de vidro, dentre outros, vai ganhar novos armários, além de novos pisos e revestimento frios. Por fim, todo o prédio, cuja área interna tem cerca de 150 metros quadrados, será pintado.

“A Coden recebe, anualmente, e visita de muitas pessoas, a maioria alunos das escolas do Município, bem como de técnicos de outros serviços de Água e Esgoto da região e de representantes de órgãos oficiais. Na condição em que estava, o prédio da ETA não condizia com a qualidade do serviço que a Coden presta”, justificou Ongaro.

O custo estimado da obra está na casa dos R$ 50 mil, diluídos ao longo de até quatro meses. Depois, em uma segunda etapa, serão reformados a fachada e o entorno do prédio. A fachada deve receber revestimento de pastilhas cerâmica em alguns trechos e pintura no restante, e o entorno deve receber paisagismo completo.


 

Veja também

Coden reforma 2º decantador da ETA e vai economizar mais 100 mil litros de água tratada por dia

Leia na integra

PMNO obtém mais R$ 2,3 mi do PAC 1 para completar Interceptor de Esgoto do Quilombo

Leia na integra