Home . Notícias

Coden substitui bomba em seu principal reservatório de água tratada

09/08/2006 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), em parceria com a Construtora Contatto, está substituindo o sistema de bombeamento de água no principal reservatório da sede da empresa, no Jardim Bela Vista. Está sendo instalado um novo conjunto moto-bomba com capacidade para 320 metros cúbicos por hora de água tratada, além da substituição de 120 metros da rede adutora, com tubos de 250 milímetros. A mudança deve trazer uma economia de até 20% no consumo de energia, e faz parte das metas de melhorias contínuas da empresa.
Anteriormente, o abastecimento do reservatório de 5 mil metros cúbicos de água tratada da sede da Companhia era feito por uma rede interna, através de bombas de recalque. “O conjunto em operação atualmente tem uma capacidade muito acima da necessária, superdimensionada, fazendo com que as bombas sejam ligadas e desligadas com muita freqüência. Essa rotina operacional leva a uma redução significativa da vida útil dos motores e também das bombas. E com partidas freqüentes, temos um consumo de energia elétrica desnecessário. Os picos de partidas têm sido uma constante nessa estação de bombeamento”, justificou o diretor-presidente da empresa de economia mista, Sergio Molina.
Segundo Molina, outro aspecto negativo do sistema que está sendo substituído é o local onde as bombas atuais estão: no porão do laboratório da ETA (Estação de Tratamento de Água). “A laje de piso do laboratório vibra demais quando as bombas estão em funcionamento. Com freqüência, temos problemas com os aparelhos que utilizamos para efetuarmos as análises físico-químicas da água bruta e da água tratada. A maioria deles são aparelhos de precisão e muito delicados, portanto não deveriam estar operando nestas condições”, explicou, ressaltando que até mesmo a poluição sonora será diminuída com a mudança.
Além do novo conjunto moto-bomba, o novo sistema de bombeamento terá um painel elétrico mais moderno, equipado com soft-starter, que permitirá programar a aceleração ao ligar a bomba e a desaceleração quando o equipamento for desligado, aumentando sua vida útil. “Com esse sistema, evitaremos picos de partida dos motores, golpes de aríete e, conseqüentemente, proporcionaremos uma maior vida útil do conjunto e seus componentes”, acrescentou Molina.

Encanamento
Quando a água tratada passa pela filtragem da ETA, ela é temporariamente armazenada em um reservatório chamado “caixa de contato”, com 100 metros cúbicos de capacidade. Até hoje, a água tratada é levada desta caixa de contato até o reservatório através de um sistema de bomba de superfície instalada na laje da caixa. No novo sistema, o bombeamento passa a ser feito por um conjunto moto-bomba externo à caixa de contato, através da nova adutora, que capta a água na base da caixa de contato. “A vantagem principal é que boa parte do trabalho passa a ser feito pela gravidade”, finalizou Molina.

Veja também

Coden: busca por vazamentos na rede de água já apresenta resultados

Leia na integra

Prefeito e presidente da Coden visitam obras do Interceptor de Esgotos do Quilombo

Leia na integra