Home . Notícias

Combate às Perdas: Coden de NO inicia nesta 5ª-feira troca da adutora da rede de água do Centro

06/02/2012 Por pepe

A empresa contratada por licitação pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa inicia nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, mais uma etapa da obra da troca da rede de água do Centro da cidade. Trata-se da substituição da adutora de 550 metros de água tratada que desce pela Avenida João Pessoa, desde a esquina com a Rua Riachuelo até a esquina com a Avenida Carlos Botelho, abastecendo as redes das ruas do histórico quadrilátero central da cidade.

Nesta quinta-feira, a equipe do Consórcio Renova deve realizar o “capeamento” da adutora, ou seja, o serviço de “secagem” da antiga tubulação de 125 milímetros, feita de cimento amianto, para que ela possa ser trocada em seguida por um tubo novo de polietileno de alta densidade (PEAD) de 150 milímetros de diâmetro. Isto deve, inclusive, aumentar a pressão nos cavaletes dos imóveis beneficiados. O capeamento será feito através da instalação de válvulas de registro em cada derivação da adutora para as redes das ruas.

Toda a obra da troca da rede do Centro é realizada pelo método não destrutivo do rompimento dinâmico, que dispensa a necessidade de abertura de valas contínuas ao longo das ruas e avenidas. Por isso, incluindo os serviços de capeamento e também da própria substituição da adutora em si, serão abertos apenas 9 valas de 1,5 m² – aproximadamente uma a cada 50 metros.
Segundo o presidente da Coden, Ricardo Ongaro, este método diminuiu em até 95% o impacto da obra para moradores, comerciantes, pedestres e motoristas.

A adutora da Avenida João Pessoa forma o “bloco 3” da obra, que foi dividida em 11 etapas ou “blocos”. Nesta segunda-feira, dia 6, a equipe já instalava as ligações provisórias aéreas do tipo “by pass” nos imóveis da João Pessoa. Já a partir da sexta-feira, começa a substituição da adutora, etapa que deve durar aproximadamente mais 10 dias.

“Neste caso, os tubos de PEAD de 150 milímetros de diâmetro não são fornecidas em bobinas de 100 metros, como nas trocas realizadas nos blocos anteriores. Os novos tubos de 150 milímetros são fornecidos em barras de 12 metros e soldados no local, barra após barra, formando colunas com 48 metros de comprimento. Isto vai atrapalhar um pouco mais o tráfego, porém não haverá necessidade de interrupção durante todo o dia, apenas em alguns momentos, quando a máquina estiver ‘puxando’ o novo tubo pelo mesmo caminhamento da tubulação anterior”, explicou o engenheiro da Renova, Cesar Gumier.

Centro deve economizar água nesta 5ª-feira

Para que as válvulas de bloqueio sejam instaladas ao longo da adutora da Avenida João Pessoa, será necessário o corte momentâneo no abastecimento de água em todo o quadrilátero central nesta quinta-feira. Por isso, os consumidores do Centro devem economizar a água dos reservatórios domésticos (caixas d’água) das 8 às 16 horas deste dia 9 de fevereiro.

Os imóveis do Centro devem passar a receber água pelas ligações provisórias – ou “by passes” – já na tarde do dia 09, quando o abastecimento deve ser retomado também em todo o Centro.

A obra

No total, estão sendo gradualmente substituídos os 11.800 metros de canos, quase todos de ferro fundido, da rede de água do Centro por tubos de polietileno, material sintético, menos sujeito a vazamentos e que possui 100 anos de garantia. A melhoria beneficia diretamente 1.000 imóveis, que vão ter maior pressão e vazão de água tratada. As ligações domésticas (“ramais”) também estão sendo trocadas e modernizadas.

Trata-se de uma das maiores melhorias previstas no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada, lançado em 2009, e também uma das maiores obras da história da Coden, com investimento de R$ 3.527.804,31. Do total, 80% são recursos oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água, repassados pelos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

Situação da obra por bloco

Gumier também atualizou a situação dos blocos onde já ocorreu ou está ocorrendo a troca da rede de água de ferro fundido por PEAD.

A troca já foi concluída nas etapas denominadas “bloco 1” e “bloco 9A”. O bloco 1 engloba os 140 imóveis situados nas cinco quadras compreendidas entre a Avenida Carlos Botelho, a Rua 15 de Novembro, a Avenida João Pessoa e a Rua Heitor Penteado já estão ligados às novas redes, e que os by passes já foram retirados das fachadas. O bloco 9A está compreendido entre as ruas Ernesto Mauerberg, Professor Carlos Liepin, Anchieta e Independência e totaliza mais 80 imóveis.

No bloco 9B, está sendo realizada atualmente a desinfecção da nova rede de PEAD. A religação dos imóveis deste bloco à nova rede, bem como a retirada das redes provisórias aéreas das fachadas e postes, deve terminar até o próximo dia 18. O bloco “9B” fica entre a Avenida Eddy de Freitas Crissiuma e as ruas Francisco de Souza, Professor Carlos Liepin, Ernesto Mauerberg e Independência, e possui 75 imóveis.

A troca também prossegue no bloco 4, que possui 58 imóveis e está delimitado pelas ruas Heitor Penteado, 15 de Novembro e Riachuelo e pela Avenida João Pessoa. Neste caso, já terminou a troca de 1.350 metros de rede de ferro por PEAD, e a equipe realiza atualmente a instalação das novas ligações domiciliares, que também deve durar até o próximo dia 18.

Veja passo a passo como é feita a troca dos tubos antigos pelos novos a cada trecho da obra:

1º – Sondagem, mapeamento subterrâneo e sinalização das redes existentes (água, esgoto, gás e elétrica) utilizando detectores de metais e georradares.
2º – Instalação das ligações provisórias aéreas tipo “by pass” ao longo das calçadas, para fornecimento constante de água enquanto a rede terrestre está sendo trocada. São utilizados tubos de PEAD de 32mm e 20mm.
3º – Entrega do informe impresso sobre a obra aos imóveis e consumidores beneficiados, bloqueio da rede antiga e ligação dos imóveis à rede temporária.
4º – Abertura das valas para introdução da máquina hidrabursting, que rompe a rede antiga, fragmentando os tubos de ferro e abrindo túneis para a passagem dos novos tubos de PEAD pelo mesmo “caminho” da rede antiga.
5º – Passagem das longas seções contínuas de tubos PEAD, que são introduzidos no sentido inverso do rompimento. São utilizados tubos de 63mm a 200mm.
6º – Fechamento das valas, ligação dos imóveis à nova rede de distribuição e retirada das ligações aéreas provisórias dos postes e fachadas.

A Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública. A Coden trata e distribui, em média, 15 milhões de litros de água por dia.

Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/


 

Veja também

Coden de Nova Odessa investe R$ 15 milhões em obras do Plano de Combate às Perdas

Leia na integra

Coden de N. Odessa finaliza nesta 5ª-feira obra de aumento da pressão na rede de água de 10 bairros

Leia na integra