Home . Notícias

Combate às Perdas: Troca de rede de água do Centro de Nova Odessa teve início

02/11/2011 Por pepe

As obras de substituição, dos antigos tubos de ferro fundido que levam a água tratada até os imóveis da região Central de Nova Odessa, começaram na última terça-feira, dia 1º de novembro. O Consórcio Renova, empresa contratada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa iniciou os trabalhos de troca na Avenida Carlos Botelho, no trecho compreendido entre as ruas 1º de Janeiro e Heitor Penteado.

Funcionários do Consórcio já estão executando diversos serviços na área central da cidade desde o mês de outubro, quando fizeram a sondagem e mapeamento da rede a ser substituída. Na última semana, eles instalaram a ligação provisória aérea, para abastecer os 92 imóveis atingidos pela primeira fase das obras.

A empresa também já passou os tubos de 32 milímetros das ligações provisórias aéreas que vão servir os imóveis durante o serviço principal, quando as antigas ligações terrestres serão temporariamente desligadas. Esta rede provisória é tecnicamente conhecida como “by pass”.

O diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, vistoriou os trabalhos de terça e afirmou que a obra é fundamental para a redução de perdas. “Esta é a rede mais antiga da cidade, por isso a substituição foi iniciada pelo Centro, que inclusive foi subdividida em 11 setores formados por blocos de quadras que variam de acordo com a extensão de cada quarteirão”.

Ongaro também anunciou que o processo para contratação de empresa para obras de troca de rede nos jardins Santa Rosa e Bela Vista já está bastante adiantado. Com valor de R$4,5 milhões, a obra terá 14 quilômetros de extensão.

Troca de rede do Centro

A troca da rede do Centro, que possui 11.800 metros de tubos de ferro, é uma das mais importantes obras do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada. Ao todo, serão beneficiados 38 quadras e 720 imóveis do Centro, com um investimento total de R$ 3,5 milhões.

Esta primeira etapa envolve as vias do quadrilátero entre as ruas Rio Branco, 15 de Novembro e Avenida Carlos Botelho, nos trechos entre a Avenida João Pessoa e a Rua Heitor Penteado, e também da 1º de Janeiro e na própria Heitor Penteado, nos trechos entre a Carlos Botelho e a 15 de novembro.

Apenas nestas quatro quadras, serão substituídos 1.080 metros de tubos de ferro de duas polegadas por uma tubulação de polietileno de alta densidade (PEAD) de 63 milímetros, e mais 560 metros de tubos de ferro de três polegadas por tubos de PEAD de 90 milímetros. O polietileno é um material moderno que tem 100 anos de garantia e apresenta muito menos riscos de vazamentos.

A troca da rede está sendo executada por uma tecnologia atual denominada “método não destrutivo pela mesma rede”, onde são abertas valas no solo de aproximadamente 1m x 2m por uma cortadeira de asfalto. Nesses pontos uma máquina hidrabursting faz o chamado “rompimento dinâmico” da tubulação antiga, fragmenta os tubos de ferro, alarga a passagem e “abre caminho” para os novos tubos de PEAD, que são introduzidos no sentido inverso.


Veja também

Interrupção na energia por causa do temporal de sábado impede distribuição de água em parte de NO

Leia na integra

Funcionários do Consórcio Renova participam de integração na Coden de Nova Odessa

Leia na integra