Home . Notícias

Começa na 2ª feira o trabalho de desbaratização em Nova Odessa

09/01/2014 Por pepe

Com o objetivo de evitar a proliferação de ratos e baratas, a Prefeitura de Nova Odessa inicia na próxima semana as campanhas de desbaratização e desratização em todos os bairros do município. A partir de segunda-feira, dia 13 de janeiro, serão realizados inicialmente os trabalhos de desbaratização em 12 bairros.

Promovido através de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Odessa e a Coden (Companhia de Desenvolvimento), as campanhas acontecem duas vezes no ano em várias etapas. Na primeira fase da campanha de desbaratização, os bairros que vão receber os trabalhos são: Condomínio Primavera, Capuava, Alvorada, Palmeiras, Santa Rita I e II, São Manoel, Monte das Oliveiras, Campos Verdes, Vila Nova, Residencial Klavin e Bela Vista.

“O trabalho prosseguirá nas semanas seguintes até cobrir toda a área urbana do município. No entanto, o prazo para a conclusão poderá variar conforme as chuvas que são muito comuns nessa época do ano”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Osmar Azol Fernandes.

O trabalho de desinsetização é realizado nos cerca de 1.200 poços de visita das redes de esgoto da cidade e o setor de Zoonoses da Diretoria de Vigilância em Saúde orienta a população a tampar os ralos com panos úmidos ou sacos plásticos; vedar a soleira das portas com pano ou fita adesiva; manter as latas de lixo fechadas e vedar as caixas de gordura com cimento.

Segundo a veterinária Paula Faciulli, coordenadora do setor de Zoonoses, o inseticida que será aplicado na rede de esgoto mata baratas e outros tipos de insetos, mas ressaltou que o veneno não atinge animais domésticos e seres humanos. “São duas equipes que devem aplicar o inseticida nos poços de visita existentes na cidade. O trabalho de desratização será iniciado assim que a desbaratização for concluída”, explicou Paula.

Na segunda fase da campanha de desbaratização devem receber a equipe os bairros: Jardim de Éden, Maria Helena, Green Village, Lopes Iglesias, Vila Letônia e Santa Rosa. A terceira etapa compreenderá os bairros: Marajoara, Novo Horizonte, Mathilde Berzin, Planalto, Jardim Europa, Bosque dos Cedros, São Jorge, Nossa Senhora de Fátima, Santa Luiza I e II, Fadel e Vila Azenha. Na quarta etapa serão atendidos os bairros: Jardim Eneides, São Francisco, Centro e Condomínio Imigrantes. A quinta e última etapa vai atender os bairros de condomínios industriais: Fritz Berzin, Harmonia, Recanto e Ampélio Gazzetta.

“Importante lembrar que as baratas podem oferecer sérios riscos à saúde da população. São animais que carregam microorganismos capazes de causar doenças. Pedimos a colaboração de todos os moradores durante a operação”, finalizou o diretor de Vigilância em Saúde, Osmar Azol Fernandes.

Procedimento – A aplicação demora cerca de um minuto. “Quando a equipe percebe que a fumaça do inseticida começa a escapar do posto de visita, significa que o produto foi suficientemente aplicado naquele trecho da rede. A morte das baratas é imediata. Alguns moradores notam que algumas chegam a fugir da rede, mas já estão envenenadas e morrem em seguida”, explicou a encarregada do Setor de Zoonoses, Paula Faciulli.

Saiba mais:

Escorpiões são animais peçonhentos que se alimentam de baratas e por conta disso é essencial manter residências e quintais limpos. Portanto, terrenos com mato alto e acumulo de entulho são habitats ideais para esses animais. Manter a higiene da casa, remover móveis para limpar atrás, evitar locais com acúmulo de umidade e armazenar corretamente os alimentos são condições essenciais para manter o ambiente livre desses animais.

Moradores que identificarem animais peçonhentos nas residências devem comunicar o setor de Zoonoses da prefeitura, pessoalmente na Diretoria de Vigilância em Saúde, que funciona na Rua Independência, nº 581, no centro ou ligar no (19) 3466-1905 de segunda à quinta-feira, das 8h às 17h e de sexta-feira das 7h às 16h.
 

Veja também

Nota – Interrupção no fornecimento de água nos bairros Jardim Bela Vista e Santa Rosa

Leia na integra

Tempo de serviço: Funcionários da Coden são homenageados na Prefeitura

Leia na integra