Home . Notícias

Começa o serviço da coleta de lixo pela Coden

10/01/2019 Por pepe

 Teve início nesta quinta-feira (10), em Nova Odessa, a prestação do serviço de coleta de lixo pela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável também pelos serviços de água e esgoto. A empresa vencedora da licitação, a Pass Ambiental, começou os trabalhos em todo o perímetro urbano e a Prefeitura continua realizando o serviço em bairros rurais de chácaras.

A Coden agora executa a coleta, transporte e destinação final dos resíduos sólidos (lixo), até o aterro sanitário licenciado. O serviço era cobrado pela Prefeitura, através de taxa, no carnê de IPTU. Agora, a Coden vai incluir na forma de tarifa nas contas de água, a partir das medições de 11 de janeiro. Nos bairros onde a Prefeitura continua executando com os coletores, a taxa será mantida aos munícipes.
“A gente pede um pouco de paciência ao pessoal, porque toda mudança leva um tempo pra ser assimilada”, pondera o diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro. A frequência de dias e horários nos bairros continua a mesma neste início. “Depois a empresa estará estudando maneiras de otimizar e agilizar o trabalho. Mas qualquer mudança será comunicada previamente aos moradores”, acrescenta.
A Tarifa de Manejo de Resíduos atende a recomendações do Ministério Público, através do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), que defende a cobrança diferenciada entre pequenos e grandes geradores de lixo. A medida atende a Lei 12.305/10, que instituiu a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O cálculo da cobrança leva em conta o tipo de unidade (Residencial, Comercial e Industrial) e fatores como o consumo de água, em metros cúbicos (m³).
Contrato – A prestação do serviço prevê três caminhões coletores e um de reserva, com capacidade mínima de 12 m³. A média do serviço prestado hoje é de aproximadamente 50 toneladas de resíduos sólidos por dia. A empresa Pass Ambiental contratou e treinou cinco motoristas e 15 coletores, todos moradores de Nova Odessa. Os funcionários da Prefeitura continuarão com o trabalho nas chácaras.
A coleta de lixo executada pela Coden prevê a instalação de contêineres, em pontos estratégicos que permitirão a coleta automatizada. A princípio, os itens serão colocados em um polígono formado pela Avenida Carlos Botelho e as ruas Heitor Penteado, Anchieta e 13 de Maio. “Queremos mudar o hábito de amontoar os sacos no chão, o que acaba causando transtornos”, explica Ongaro.
Conforme explica o dirigente da Coden, para 88% da população, que consome até 30 m³ de água por mês, o valor pago pela coleta de lixo será praticamente o mesmo. “Não era justo todos pagarem o mesmo valor. Agora estamos diferenciando, por faixas, para aqueles que geram mais resíduos mesmo. Principalmente os grandes geradores, que teremos um trato diferenciado e coleta especial”, detalha.
“Temos reforçado pra população que não se trata de uma ‘nova taxa’, mas sim uma tarifa a ser paga nas contas de água, em substituição a taxa que era paga no IPTU pelo mesmo serviço”, reforça Ongaro. Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail coleta@lp.coden.com.br, ou sanadas através dos telefones 3476-8500 e 0800-771-1195, onde também são recebidos comunicados dos serviços.
 

Veja também

Coden vistoria caminhões e inicia o serviço da coleta de lixo

Leia na integra

Coden recoloca tábuas de adufa em represa de abastecimento

Leia na integra