Home . Notícias

Comitiva de Nova Odessa apresenta projeto de ETA ao Ministério das Cidades

12/06/2013 Por pepe

O prefeito de Nova Odessa, Benjamim Vieira de Souza, o Bill, esteve em Brasília ontem, onde participou de reuniões com representantes do Ministério das Cidades em busca de recursos para instalação de uma nova estação de tratamento de água, que deverá ser instalada na região conhecida como Pós-Anhanguera.
 
O prefeito, acompanhado pelo presidente da Coden, Ricardo Ôngaro, pelo gerente técnico operacional da Coden, Rafael Gaia, e pelo secretário de Governo, Wagner Morais, foi recebido pelo engenheiro Aguinaldo Siega Júnior, especialista em infraestrutura, e por Eduardo Maksemiv Matoso, analista de infraestrutura.
 
Ôngaro explicou que o projeto apresentado prevê investimento de R$ 10,7 milhões para construção de uma ETA (Estação de Tratamento de Água) com capacidade de tratamento e distribuição de 30 litros por segundo e captação no Córrego Santo Ângelo.
 
Também estão no pacote de investimento a instalação de três adutores e de toda a rede de distribuição para os bairros de chácaras Acapulco, Las Palmas e Recreio da Represa, que hoje são abastecidos por poços artesianos.
 
Uma adutora de seis quilômetros faria o abastecimento dos bairros Residencial Fibra (Terranova) e São Francisco.
 
“Estamos prevendo o crescimento dos próximos 20 anos. Hoje a cidade não tem problemas com o abastecimento e nosso sistema ainda suportaria o crescimento populacional até 70.000 habitantes, mas precisamos projetar esse crescimento”, afirmou Ôngaro. “Nova Odessa sai na frente trabalhando pelo futuro”, completou.
 
“Já disse e continuo repetindo isso para minha equipe de governo. Planejamento é fundamental. Não podemos olhar a cidade apenas como ela é hoje. Precisamos acompanhar o desenvolvimento regional e preparar nosso município para que ele se desenvolva, mas mantenha a qualidade de vida de nossa gente. Água é essencial. Viajamos a Brasília para apresentar o projeto e ficamos muito felizes com os resultados dessa primeira reunião. São muitos projetos pleiteando os mesmos recursos, mas acredito que conseguiremos mais essa vitória”, afirmou Bill.
 
Ôngaro afirmou que os técnicos do ministério fizeram uma pré-avaliação e confirmaram que o projeto apresentado atende todos os requisitos e se enquadra nos critérios exigidos para aprovação.
 
“Agora vamos esperar a avaliação do Ministério. O prefeito tem cobrado planejamento de ações em busca de novos recursos e de obras que atendam, principalmente, os anseios da população em suas necessidades prioritárias”, completou Wagner Morais, secretário de Governo.
 

Veja também

Prefeito assina ordem de serviço para ampliação da ETE Quilombo

Leia na integra

Dia do Desafio – Coden participa com 52 funcionários

Leia na integra