Home . Notícias

Como nos anos anteriores, Tribunal de Contas aprova balanço de 2008 da Coden

08/12/2009 Por pepe

 TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) aprovou as contas de 2008 da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). O resultado da auditoria anual foi publicado no último dia 25 de novembro, no Diário Oficial do Estado. Com base no relatório da auditoria anual, o conselheiro relator Eduardo Bittencourt Carvalho julgou regulares as contas da Companhia do exercício 2008.

Segundo o diretor presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro, as contas foram auditadas pela Unidade Regional de Campinas do TCE, nos dias 7 e 8 de outubro de 2009. De acordo com o diretor financeiro da Coden, Brauner Feliciano, também já foram julgadas e aprovadas as contas de 2005 e 2006.

“A aprovação das contas demonstra a seriedade não apenas das equipes administrativa e financeira da Coden, pois nos últimos anos, por exemplo, os auditores também passaram a avaliar índices e balanços de atividades rotineiras da Coden, como quantidade de ligações de água e esgoto efetuadas, instalações de caixas de proteção, análises bacteriológicas, atendimentos aos usuários, reparos da Operação Tapa-Buraco (que também realizamos) e outros”, contou Feliciano.

“A aprovação das contas reflete o trabalho desenvolvido pela Coden como um todo, uma vez que no relatório não são apenas os aspectos administrativos, financeiros e jurídicos que são avaliados pelo TCE, mas também as áreas técnicas”, completou o diretor presidente Ricardo Ongaro, parabenizando toda a sua equipe.

2010 e além

Para 2010, o grande desafio da Coden será dar continuidade à realização gradual das obras e melhorias previstas no Plano Diretor Municipal de Combate às Perdas de Água Tratada. Há várias melhoras já implantadas ou em implantação, além de outras a serem realizadas para completar este “sistema anti-perdas”.

“Vamos trabalhar visando a implantação de tudo que for possível do Plano Diretor de Perdas, mas sem descuidar também das obras e investimentos na melhoria constante do sistema de tratamento de água, de modernização também da própria ETA (Estação de Tratamento de Água), como a continuidade da modernização dos filtros”, disse o diretor presidente.

“Também devemos dar continuidade ao processo de destinação final do lodo da ETA, encontrando alternativas que não seja o simples descarte do material em aterro sanitário controlado, como fazemos hoje”, completou o diretor financeiro Brauner Feliciano. A Companhia busca licenciar o lodo resultante do processo de tratamento de água como adubo orgânico e material para a produção de tijolos.


 

Veja também

Coden recebe recursos federais, via Comitês PCJ, para instalação de macromedidores em adutoras

Leia na integra

Nível da Represa Lopes 2 cai e reservatório é reforçado com água do Pós-Anhanguera, da Represa Santo Ângelo

Leia na integra