Home . Notícias

Coordenador do Comitê PCJ elogia plano de novas represas de Nova Odessa

10/11/2008 Por pepe

O representante da Prefeitura de Nova Odessa na Câmara Técnica do Plano de Bacias do Comitê PCJ, engenheiro Arlindo Donato dos Santos, foi surpreendido durante reunião do último dia 7 de novembro, na Unesp de Rio Claro, por um elogio público feito pelo coordenador da Agência das Águas, Armando Gallo Yahn – que enalteceu a Prefeitura pelo plano de construção de duas novas represas de água bruta.

“Em determinado momento da reunião, o Yahn parou o debate e pediu que eu trouxesse ao prefeito Manoel Samartin os parabéns do órgão pela iniciativa de construir as novas represas Recanto 4 e 5. O coordenador ressaltou que isto serve como um bom exemplo de preservação das águas para os demais municípios da Região Metropolitana”, contou Santos, que já transmitiu o elogio ao prefeito.

Durante a reunião da Câmara Técnica, foi aprovado o Plano de Bacias Mineiro, que pode levar ao surgimento de uma Agência de Águas Mineira. Também foi decidido que municípios mineiros nas bacias dos rios Piracicaba e Jundiaí (rios federais que nascem em Minas e abastecem o Sistema Cantareira) poderão utilizar recursos da cobrança pelo uso da água para projetos de saneamento básico.

As represas

Prefeitura de Nova Odessa e Coden (Companhia de Desenvolvimento) se preparam para construir duas novas represas no principal manancial que abastece a cidade, o Córrego Recanto. Semana passada, o prefeito decretou a utilidade públicas das áreas, que somam 55 mil metros quadrados. Quanto prontas, as represas vão armazenas mais 215 milhões de metros cúbicos.

A escolha do Córrego Recanto (onde já existem três represas e uma estação de captação) também vai representar economia em infra-estrutura para a Coden. Os estudos de viabilidade foram realizados pela Coden, e a obra deve ser executada em parceria com a Prefeitura.

Atualmente, a disponibilidade hídrica do município vem de um sistema de reservação composto por seis represas: Recanto 1, 2 e 3 (que passa atualmente por desassoreamento), Lopes 1 e 2 e a Santo Ângelo. Juntas, elas somam aproximadamente 3.450.000 metros cúbicos de água bruta. A Coden trata e distribui, mensalmente, até 380 mil metros cúbicos.

 

Veja também

Novas represas devem aproveitar 100% do potencial hídrico do Córrego Recanto

Leia na integra

Prefeito de Nova Odessa decreta utilidade pública de áreas para construção de 2 novas represas

Leia na integra