Home . Notícias

Dia Mundial da Água – Arrastão da Preservação recolhe dois caminhões de lixo

23/03/2015 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) e a Prefeitura realizaram sábado (21/03) o primeiro Arrastão da Preservação, iniciativa que uniu a comunidade para limpar a via de acesso à Represa Recanto II. Foram retirados mais de dois caminhões de lixo, que poderia ser levado pelas enxurradas e contaminar um dos principais mananciais de abastecimento da cidade. A ação fez parte das comemorações do Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março.
 
A programação referente ao Dia Mundial da Água, deste ano, foi organizada em parceria entre a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) e Prefeitura, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Licenciamento e Fiscalização Ambiental. As atividades tiveram início na quinta-feira (19) com a participação de alunos do 5º ano em visita a ETA – Estação de Tratamento de Água e a represa Recanto II.
 
No Arrastão também fizeram parte os estagiários do SOS, pais e representantes do IEMA – Instituto de Educação e Meio Ambiente. Cerca de 80 pessoas participaram da atividade que contou ainda com a presença do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.
 
A atividade aconteceu durante a manhã de sábado e foram retirados dois caminhões de lixo e mais duas caçambas de Saveiro cheias. O serviço foi realizado no final da Avenida Brasil e em um dos acessos a represa Recanto II. No local encontrava-se de tudo desde entulho, resto de material de construção, animais mortos, lixo orgânico, muitos pneus, colchões, vaso sanitário e outros.
 
“Agradeço a todos que participaram. Se unirmos forças conseguiremos proteger o meio ambiente. Todo esse lixo que retiramos poderia ser levado pela chuva e contaminar a represa. Precisamos conscientizar as pessoas sobre os riscos do descarte no local errado”, afirmou o prefeito.
 
Muito dos materiais encontrados estavam com água, o que serve de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya e isso deixou a primeira dama bastante preocupada. “É um perigo o que estamos encontrando aqui, pneus e copos e outros recipientes com água. Acho que podemos fazer uma ação como esta envolvendo a população, vamos deixar outros locais limpos e trabalhar com a conscientização. As pessoas não podem descartar lixo e entulho em qualquer lugar. Temos locais apropriados para isso, como o Ecoponto e a Coopersonhos”, afirmou.
 
EcoPonto do Monte das Oliveiras – foi instalado em novembro de 2014 e todo material coletado é destinado a cooperativas. No EcoPonto é possível descartar materiais recicláveis limpos como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos da construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (devidamente embalado em garrafa PET); roupas usadas; aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia).
 
O EcoPonto do Monte das Oliveiras funciona todos os dias, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.
 
Além do EcoPonto, o município conta com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) estão instalados no Parque Izidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge. Os espaços funcionam 24 horas. Os LEVs recebem apenas materiais recicláveis.

Veja também

Dia Mundial da Água – Representantes de 16 salas de 5º ano participam de atividades na Coden

Leia na integra

Dia Mundial da Água – Coden, Educação e Meio Ambiente realizam ações em conjunto

Leia na integra