Home . Notícias

Em razão das chuvas, Coden suspende 40% da captação e pede que população economize água

05/01/2011 Por pepe

Em razão da elevação do nível do Ribeirão Quilombo em mais de três metros acima do normal e do risco de danos aos equipamentos elétricos do local, a Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa decidiu desligar, por volta do meio-dia desta quinta-feira, 6 de janeiro, a ECA (Estação de Captação de Água) 2, às margens da Represa Lopes 2, no Jardim São Jorge.

A ECA 2 responde por aproximadamente 40% da captação de água bruta diária da cidade e fica próxima ao próprio Quilombo, em nível poucos metros acima do ribeirão que corta as cidades da região.

“O nível do Quilombo ameaçava atingir as bombas da sala de máquinas, desligadas por precaução”, explicou o diretor financeiro da empresa, Brauner Feliciano. A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Água e Esgoto de Nova Odessa.

Segundo técnicos da companhia, não há previsão de reativação da ECA 2, o que vai depender exclusivamente das condições climáticas e da evolução do nível do ribeirão. A ECA 1, localizada nas Represas Recanto, continua em operação normalmente, e supre 60% do volume de tratamento de água diário da Coden.

Segundo Feliciano, dessa forma, o nível das reservas do sistema deve se manter por 12 a 14 horas, no ritmo normal de consumo para essa época do ano – prazo que pode ser maior conforme houver a economia por parte da população. Mas, mesmo quando a captação do São Jorge for retomada, ainda levará no mínimo outras 12 horas para que a situação nas redes seja normalizada e a pressão volte ao normal.

Economizar é essencial

Até o final da tarde desta quinta-feira, ainda não faltava água em nenhum ponto da cidade. Mas, como há o risco real de desabastecimento nos próximos dias, principalmente nos pontos mais altos da cidade, a direção da Companhia pediu que a população economize água tratada até segunda ordem.

“Não está faltando, mas pedimos que a população use a água com racionalidade. Hoje, só temos metade da captação trazendo água para nossa Estação de Tratamento. É bastante provável que a situação só seja normalizada no final de semana. Mesmo se conseguirmos ligar as bombas amanhã cedo, provavelmente somente sábado a situação poderá estar regularizada totalmente”, disse Feliciano.

Entre as medidas de economia de água destacadas pela Coden, estão:
? Suspender a lavação de calçadas, carros, quintais, pisos, etc.
? Encurtar a duração dos banhos (e fechar o registro para se ensaboar).
? Fechar a torneira enquanto se escova os dentes.
? Se possível, evitar lavar louças frequentemente.
? Se possível, evitar lavar roupas frequentemente (que devem ser acumuladas até o limite da máquina).

Entenda o caso

Feliciano lembrou que as duas captações mandam água para uma única Estação de Tratamento, no ponto mais alto da cidade, que distribui a água tratada para todos os bairros. Portanto, toda a população da cidade, de todos os bairros e regiões, pode vir a ser afetada pela eventual queda de pressão nas redes das ruas já a partir desta sexta-feira.

“Caso a água tivesse atingido a sala de máquinas da ECA 2 e os motores estivessem em funcionamento, eles queimariam e o problema seria ainda maior. Como há operadores 24 por dia no local, a equipe acionou a direção da Companhia ainda de manhã, e determinamos o desligamento dos motores elétricos das bombas”, contou Feliciano.

No início da tarde, a Coden ergueu em mais um metro os motores de suas bases, com ajuda de uma talha (por correntes), para que a água não atinja o equipamento elétrico. O restante das instalações elétricas já fica normalmente num nível mais elevado do que os conjuntos motobomba, cada um de 250cv. “Graças à ação da nossa equipe, felizmente os equipamentos não foram afetados”, finalizou o diretor.

Veja também

Coden alerta para proibição da utilização das represas de abastecimento por banhistas

Leia na integra

Plano de Combate às Perdas: Coden licita empresa que vai trocar os 12 km de rede do Centro

Leia na integra