Home . Notícias

Em um ano, volume de represas mais que dobra

17/06/2015 Por pepe

 Um ano atrás, quando Nova Odessa e região enfrentavam uma histórica estiagem, o volume de água bruta nas represas de abastecimento da cidade era de aproximadamente 990 mil litros, cerca de 40% da capacidade total. Agora, após o trabalho de desassoreamento realizado pela Prefeitura e pela Coden (Companhia de Desenvolvimento), o volume atingiu 2,065 milhões de litros, com 85,42%, equivalente à capacidade total anterior do sistema.
  A medição do volume das represas de Nova Odessa é do dia 8 de junho. A partir de dezembro do ano passado as chuvas voltaram a ocorrer com frequência normal e os cuidados com economia de água, adotados ao longo de vários meses, trouxeram o resultado esperado. Além disso, o desassoreamento realizado aumentou a capacidade de três represas. 
 

No ano passado, as seis represas que integram o sistema de abastecimento de água em Nova Odessa armazenavam 2,337 milhões de litros de água. Hoje, a capacidade aumentou para 2,450 milhões. Na Recanto 2, por exemplo, a capacidade de reserva passou de 330 milhões para 410 milhões de litros. O aumento apenas nesta unidade, que recebeu investimentos de cerca de R$ 1 milhão, é de 24,2% da capacidade.
 
De acordo com Ricardo Ôngaro, diretor-presidente da Coden, as obras realizadas permitem armazenar mais água do que no ano passado. “No total são 113 milhões de litros de água a mais em nosso sistema, atendendo aos moradores”, detalha. Além da Recanto 2, também foram desassoreadas as represas Recanto 3 e Lopes 2.
 
Medidas – O dirigente frisou que a população também contribui para melhor uso da água na cidade. Antes do sistema de racionamento implantado como medida para de economia, a Coden registrava média de 16 milhões de litros tratados por dia, quantidade esta que passou a 11 milhões. “Houve a diminuição porque as pessoas estão mais conscientes, mas é necessário que esse uso racional continue”, acrescenta Ôngaro.
 
No dia 3 de junho a Coden abriu licitação para contratar a empresa responsável pela execução da obra de construção de uma nova represa de armazenamento de água bruta, a Recanto 4. É previsto investimento de R$ 2,954 milhões e a capacidade de armazenar 130 milhões de litros, ocupando uma área de 31 mil metros quadrados.
 
Com a barragem, o Sistema Recanto, que já conta com três represas e tem capacidade de armazenamento de 1,51 milhão de metros cúbicos de água, terá sua capacidade ampliada para 1,64 milhão de metros cúbicos. A rede de abastecimento municipal conta ainda com o Sistema Lopes, que tem duas represas com capacidade total de armazenamento de 865 milhões de litros e a Represa Santo Angelo, com 75 milhões de litros.
 
O prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza lembrou os investimentos feitos pensando em garantir o abastecimento. “São recursos que vão permitir a sustentabilidade hídrica do município”, completa. 
 
Apesar de todo o investimento e do alto nível das represas, o diretor da Coden ainda alerta a população para a necessidade do uso racional da água. “A estiagem do ano passado nos ensinou que a água é um recurso esgotável e que, apesar de hoje estarmos em uma situação mais confortável, é preciso evitar o desperdício”, alertou.
 
Existem ainda ações de preservação da mata ciliar e lençol freático, além de recuperar nascentes, a fim de Nova Odessa se tornar autossustentável na produção de água.
 

Veja também

Interrupção no fornecimento de água na quarta (17)

Leia na integra

Placas informam perigos de lazer em represas

Leia na integra