Home . Notícias

Empresas discutem sobre água nas SIPATs

11/09/2015 Por pepe

 “A água desperdiçada hoje é a mesma que pode matar sua sede no futuro. Pense nisso”. Com esse lema a empresa Esfer Estamparia e Ferramentaria, de Nova Odessa, realiza entre os dias 8 e 11 de setembro a 10ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho). A importância da água foi o principal tema do evento este ano, que teve palestra da Coden (Companhia de Desenvolvimento).

Nesta quinta (10), o gerente-químico da Companhia, José Hilário Pessoa, ministrou palestra para os 95 funcionários da empresa. Após a escassez hídrica vivenciada em Nova Odessa e região no ano passado, a Companhia tem recebido diversos convites e participado de SIPATs para falar da importância da água e o trabalho realizado pelo Município para manter o abastecimento da população.
De acordo com Rildo Prado, técnico de Segurança do Trabalho da Esfer, este ano a empresa optou por trazer tema ‘de fora’ para as discussões da Semana Interna. “Escolhemos como principal foco a água, pela importância do assunto e para variar a SIPAT”, detalha. A Esfer consome água fornecida pela própria Coden, não fazendo uso de poço artesiano. Além disso, reusa água na limpeza de peças e instrumentos.
O gerente-químico da Coden falou do panorama da água globalmente, no país, na Bacia PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) e em Nova Odessa. O uso racional da água também ganhou destaque, com dicas para as atividades rotineiras nas residências dos trabalhadores, como descarga de vaso sanitário, lavar roupas, lavar carros, lavar o quintal, regar plantas, tomar banho e escovar os dentes.
“Temos a política de receber jovens na Estação de Tratamento, para que eles conheçam de perto como é o processo até a água chegar limpa e potável em nossas torneiras. E damos essas palestras nas empresas para difundir a conscientização sobre o uso racional da água”, explica Hilário Pessoa, que falou das represas de abastecimento e das duas ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto).
O gerente também ressaltou o tratamento de esgoto que alcança 100% do coletado no Município. Hilário ainda falou do trabalho de desassoreamento realizado nas represas, que aumentou a capacidade de reservação de água bruta em cerca de 20% e, junto com a redução no consumo e nas perdas de água tratada, está ajudando a manter o abastecimento da população novaodessense.
 

Veja também

Análises confirmam qualidade da água distribuída

Leia na integra

Confirmada instalação de rede de esgoto no Parque dos Pinheiros

Leia na integra