Home . Notícias

Esalq Jr confirma áreas que serão reflorestadas pela AutoBAn em Nova Odessa

19/10/2008 Por pepe

Uma equipe de sete pessoas da Esalq Junior Florestal, acompanhada de engenheiros da Prefeitura de Nova Odessa, vistoriou no último sábado os 266 hectares de APPs (Áreas de Preservação Permanente) de propriedades rurais ribeirinhas que serão reflorestados pela AutoBAn, sem custos para o Município ou para os 12 proprietários beneficiados.

O reflorestamento será uma compensação ambiental estabelecida pelos órgãos ambientais do Estado para a concessionária, devido ao impacto ambiental da passagem do prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes por áreas de mananciais das micro-bacias da região.

“Marcamos os pontos de referência com o GPS, para facilitar a chegada da equipe que vai realizar o plantio. O projeto é plenamente viável e vai ser executado com certeza. Não temos previsão certa, mas acreditamos que dentro de um mês comece o plantio das mudas. A quantidade de mudas que serão plantadas vai depender do relevo, é muito variável”, explicou Laura de Sales, da equipe da Esalq Junior.

“Confirmamos todas as áreas que foram contempladas e que serão reflorestadas pelo projeto. Árvores são barreiras naturais contra o assoreamento causado pela erosão do solo, contra o descarte de embalagens vazias e lixo, principalmente material plástico, assim como garantir a permeabilidade do solo, evitando a evaporação rápida das águas das chuvas e alimentando o lençol freático”, afirmou o coordenador do Setor de Fiscalização de Obras e Posturas da Prefeitura, Arlindo Donato dos Santos.

“É um excelente projeto, que vem de encontro a tudo que o Município quer: o reflorestamento das margens das represas, nascentes e cursos d’águas que formam os nossos mananciais. Também vem de encontro às obrigações dos proprietários de áreas de APPs, que é de manter estas áreas intocadas e cumprindo sua função ambiental, que é a proteção desses mananciais”, afirmou o engenheiro agrônomo José de Sordi Neto, da Casa da Agricultura de Nova Odessa, que também acompanhou a vistoria.

As 12 APPs ficam às margens das represas Recanto 1, 2 e 3 e Lopes 1. As mudas serão plantadas e cuidadas por 2 anos, sem custos para os proprietários ou para a Prefeitura. No total, serão reflorestados 146 hectares às margens das represas do Córrego Recanto e 120 às margens a represa do Córrego Lopes.

A Esalq Junior Florestal, empresa constituída por graduandos em Engenharia Ambiental da Esalq, foi contratada pela AutoBAn para fazer o projeto. O plantio vai ser feito por uma segunda empresa também contratada pela concessionária, a Plantec, de Salto.

Veja também

Nova Odessa vai ter 266 hectares de APPs de represas reflorestadas pela AutoBAn

Leia na integra

Coden constrói nova adutora de água tratada para região do Jd. Santa Rita e Campos Verdes

Leia na integra