Home . Notícias

ETA: Visita de estudantes foca em economia e preservação do meio ambiente

10/09/2013 Por pepe

Cerca de 230 estudantes visitaram a ETA – Estação de Tratamento de Água, da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) na última semana. Foram seis grupos, com estudantes de 4º e 5º anos, das escolas municipais Professora Haldrey Michelle Bueno e Professora Alvina Maria Adamson.
 
Os estudantes e professores foram recebidos pelo gerente operacional da Estação de Tratamento, José Hilário Pessoa, que sempre conta com o auxílio dos funcionários do setor. Estas últimas visitas focaram na importância de economizar água, para que o produto não falte e para que haja economia nas contas. Hilário também enfatizou muito a importância de se preservar o meio ambiente, que está cada dia mais degradado. Ele questionou os visitantes sobre quem faz a separação de recicláveis e instruiu aos que ainda não fazem, sobre a necessidade.
 
Todos conheceram o laboratório, ouviram explicações sobre o tratamento da água, a aplicação de produtos químicos e reações para que a mesma se torne potável. Conheceram a maquete da ETA e os tanques onde todo o processo acontece. Assistiram a um filme sobre o ciclo da água e receberam folhetos explicativos sobre vazamentos não visíveis na residência e como evitar o desperdício de água. Foram orientados a levar este material aos pais ou responsáveis, assim como falar sobre a importância de limpar a caixa d´água todos os anos.
 
Vilma Natalina dos Santos da Silva, professora da escola Alvina Maria Adamson, disse que já conhecia a Coden e solicitou na escola para que a visita acontecesse, devido a sua importância para os alunos. “Sei que o trabalho feito aqui é muito interessante, eles aprendem de verdade, veem no concreto, além de ajudá-los ficar mais conscientes”, frisou.
 
A professora Cleide Maria Serpeloni, da mesma escola, comentou que o assunto de cuidados com o meio ambiente e a água é tratado durante todo o ano. E agora estão trabalhando a Semana da Água na escola e a visita complementa o conteúdo já passado em sala de aula. “Eles precisam ter consciência, saber cuidar, economizar, porque pode faltar um dia, para todos”, afirmou.
 
Para José Hilário Pessoa, o foco na educação ambiental com as crianças é extremamente importante, pois é necessário enxergar em cada uma o adulto no futuro. “Ninguém faz nada sozinho, somos um conjunto e eles são multiplicadores de informações, vão levar o que aprenderam aqui para casa e quem sabe mudar uma atitude errônea”, afirmou.
 
Ele acrescentou que as visitas são sempre muito boas e deveriam constar no cronograma de atividades de todas as escolas e que fosse mais abrangente, como um programa de educação ambiental. “Não digo só a Estação de Tratamento de Água da Coden, mas uma reciclagem, uma cooperativa, futuramente a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), para a criança crescer com esta visão ecologicamente correta”, frisou.

Veja também

São Manoel ficará sem água nesta quarta-feira

Leia na integra

Setorização: Obras em fase de conclusão

Leia na integra