Home . Notícias

Folheto orienta sobre ligação adequada de redes

21/06/2016 Por pepe

 Após iniciar vistorias em imóveis da cidade para verificar possíveis ligações da rede coletora de águas pluviais (de chuva) na de esgoto, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) anexou nas contas de água um folheto informativo a respeito do assunto. Depois do Jardim das Palmeiras, agora as vistorias estão pelo bairro Jardim Santa Rosa, para combater o despejo irregular no Município.

Além de estar em desacordo com o Código de Edificações de Nova Odessa, a ligação da rede de águas pluviais na de esgoto atrapalha a eficiência do tratamento dos efluentes domésticos, devido ao acréscimo de volume e detritos durante as chuvas, além de proporcionar riscos maiores de rompimento nas tubulações, que foram dimensionadas para a quantidade correta do esgotamento sanitário.
“Estamos percorrendo as residências e conscientizando a população sobre esse problema que afeta o município”, explica Norberto Luiz Cordeiro, do Departamento Técnico da Coden e responsável pelas vistorias nos imóveis. “O objetivo é reduzir drasticamente o despejo de águas de chuva na rede de esgoto”, reforça. A estimativa é que 30% das casas mais antigas estejam em desconformidade.
Após vistoria, a Coden envia ofício ao proprietário do imóvel onde foi constatada a ligação irregular, comunicando sobre as exigências do artigo 28 da Lei nº 553/75, que instituiu o Código de Edificações do Município. É informado o prazo de 30 dias para a regularização dos despejos das águas de chuva, mediante execução de obras para a devida regularização.
A situação inadequada traz diversos transtornos ao Município. O principal fator é que o sistema de coleta de esgoto foi projetado para trabalhar com folga, transportando os esgotos por gravidade. Quando há o lançamento clandestino de água de chuva nas redes, sobrecarrega a tubulação e traz riscos maiores de rompimentos, ou fazendo o efluente voltar para dentro das casas – chamado “refluxo”.
O diretor-presidente da Coden, Ricardo Ongaro, ressalta que a Companhia de Saneamento está fazendo o trabalho de orientação e conscientização popular. “Estamos buscando todos os meios possíveis para que a população tenha acesso às informações sobre a ligação separada das redes de águas pluviais e de esgoto”, destaca. Os folhetos estão anexados nas contas com vencimento no mês de julho.
 

Veja também

Interrupção programada de água devido a obra

Leia na integra

COMUNICADO DE EXPEDIENTE 26 e 27/05

Leia na integra