Home . Notícias

Funcionários do Consórcio Renova participam de integração na Coden de Nova Odessa

26/10/2011 Por pepe

O Consórcio Renova, empresa vencedora da licitação da obra de troca da rede de água tratada da região Central de Nova Odessa, realizou na manhã da última quarta-feira, dia 26 de outubro, uma ação de integração entre seus funcionários, para o detalhamento das diretrizes do serviço a ser realizado nesta que é uma das mais importantes do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada do município.

O encontro aconteceu na sede da Coden (Companhia de Desenvolvimento) e reuniu os 18 funcionários que atuarão inicialmente na obra novaodessense. A exposição do plano técnico de trabalho e do cronograma a ser atendido pela Renova foi realizada pelo engenheiro responsável pela obra, Cesar Gumier.

“A integração é importante para que o funcionário saiba não apenas os valores da empresa, mas todos os detalhes de cada obra que está em andamento, principalmente aquelas em que eles estão diretamente envolvidos. Assim, todos podem contribuir na fiscalização do trabalho desempenhado pelos colegas, a fim de manter o que foi exigido no contrato”, contou o supervisor de RH da empresa, Washington Ribeiro, que acompanhou a reunião.

Para o diretor presidente da Companhia Ricardo Ongaro, o encontro realizado “mostra a preocupação da empresa para com a obra a ser realizada na cidade”. “Se todos os funcionários sabem do que se trata, todos cumprem suas funções da melhor maneira possível, para que não prejudiquem nenhum procedimento. Isso mostra que a empresa possui compromisso com o Município e que pretende realizar seu trabalho com seriedade”, disse.

A obra

A Prefeitura de Nova Odessa, através da Coden, investe R$ 3.527.804,31 na obra, realizada com o método não destrutivo e que vai beneficiar 720 imóveis do Centro – 92 deles já na primeira etapa. Ao todo, serão substituídos 11.800 metros de tubos da rede de água do Centro, beneficiando os imóveis de 17 ruas e avenidas.

Do investimento total, 80% são recursos a fundo perdido, oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água dos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O restante do investimento será pago pela Coden, a título de contrapartida.

A previsão é de que o tempo estimado não chegue a durar o prazo máximo previsto no contrato, de 12 meses. O serviço foi dividido em 10 etapas, cada uma formada por um bloco de quadras – totalizando 38 quadras.

Os tubos de ferro, com mais de 40 anos, estão sendo trocados por tubos de polietileno de alta densidade (PEAD), um material sintético mais durável e que apresenta menos riscos de vazamentos, possuindo 100 anos de garantia.

A empresa já fez todo o mapeamento subterrâneo da antiga rede nestes locais e já sabe onde vai fazer os cortes no asfalto por onde as máquinas hidrabursting são introduzidas, bem como os novos canos de PEAD. Também já foram passados os tubos das ligações provisórias aéreas que vão servir os imóveis durante o serviço principal, quando as antigas ligações terrestres serão temporariamente desligadas. Esta rede provisória é tecnicamente conhecida como “by pass”.

A cada etapa ou “bloco de quadras”, os imóveis beneficiados terão água fornecida exclusivamente, durante a obra, por uma ligação provisória aérea, montada com tubos de 32 milímetros do mesmo material sintético da futura nova rede definitiva.

 

Veja também

Troca da rede: Primeiras ligações aéreas provisórias de água no Centro acontecem nesta 5ª-feira

Leia na integra

Combate às Perdas: Coden prepara ligações provisórias para trocas de redes de água do Centro

Leia na integra