Home . Notícias

Idosos conhecem tratamento de água pela primeira vez

24/06/2016 Por pepe

 Nunca é tarde para se conhecer algo novo ou vivenciar experiências diferentes. Esse lema foi comprovado durante a visita de um grupo de 46 idosos frequentadores do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do Jardim das Palmeiras, à Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). Todos os visitantes puderam conhecer a ETA (Estação de Tratamento de Água) pela primeira vez na vida.

O passeio dos idosos faz parte do Programa “Conhecendo o Território”, que percorre diversos pontos da cidade, fortalecendo o vínculo dos cidadãos com a comunidade. Na semana passada, foram apresentadas maquetes feitas pelos próprios participantes após conhecer os lugares. “A ideia é termos idosos participativos e conhecedores da própria cidade”, destaca a coordenadora do grupo, Solange Paulon.
De acordo com a coordenadora, os participantes poderão retratar o novo local descoberto. “Quem sabe não sai uma maquete da Estação (de Tratamento de Água)”, brinca Paulon. Após assistirem a uma palestra do gerente-químico da Coden, José Hilário Pessoa, os idosos realizaram uma visita monitorada por funcionários nas dependências do laboratório químico da Companhia e da própria ETA.
“São pessoas que já passaram por quase todas as fases da vida e merecem todo esse respeito”, ressalta Hilário, que além de explicar todo o funcionamento da Coden e da ETA, tirou dúvidas a respeito do consumo de água. “Nunca tive contato com o tratamento de água, foi a primeira vez”, revela Elenita Pereira de Oliveira, de 72 anos. “A gente passava na frente, mas não tinha ideia de como funcionava”, afirma.
“Em 45 anos morando aqui é a primeira vez que conheço”, revela Adelina Vieira Catarino, 65. “Achei interessante sabermos como é a captação, o tratamento e até chegar a água nas torneiras”, complementa. Aniversariante do dia, Osvaldo Dornize fez 65 anos e, além de ganhar os parabéns dos colegas, conheceu a ETA. “Achei maravilhoso saber esse processo da água. É uma visita inesquecível”, finaliza.
O Programa “Conhecendo o Território” é desenvolvido com aproximadamente 70 idosos, que passeiam por diversos pontos e depois produzem maquetes de alguns dos locais visitados, como o próprio CRAS, o Teatro Municipal Divair Moreira, as praças do Jardim Alvorada e Jardim Santa Rita 2, a unidade do Sesi (Serviço Social da Indústria) e a Igreja Santa Josefina Bakhita, entre outros.
 

Veja também

Cidade é destaque em coleta e tratamento de esgoto

Leia na integra

Combate às perdas receberá mais R$ 5,5 milhões

Leia na integra