Home . Notícias

Índice Firjan 2010: Nova Odessa fica entre as 60 melhores cidades do Brasil

02/12/2012 Por pepe

Segundo a mais recente edição do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), calculado anualmente pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, e que desta vez leva em conta dados de 2010, Nova Odessa voltou ao seletíssimo grupo dos melhores municípios do Brasil, com nota 0.8745 – considerada de Alto Desenvolvimento. A cidade aparece em 58º entre os 5.564 municípios do ranking Nacional. Na posição de nível Estadual, a cidade está em 45º lugar.
“Estar entre as melhores cidades do Brasil é resultado de uma administração cautelosa, pois sabemos que administrar bem é garantir uma cidade saudável, que consiga um crescimento sustentável”, disse o prefeito Manoel Samartin.
A Firjan leva em conta os níveis de qualidade na Educação e na Saúde, além do nível de Emprego e Renda de cada cidade do Brasil. A nota varia de zero a 1,0. Médias acima de 0,80 indicam uma cidade com “alto índice de desenvolvimento”. O Índice Firjan é calculado como forma de acompanhar permanentemente o desenvolvimento humano, econômico e social dos municípios brasileiros.
Nas áreas avaliadas, Nova Odessa obteve as parciais 0,9452 no quesito Saúde (a cidade, que possui 100% da Rede Básica municipalizada, ficou em primeiro lugar dentre as cidades da Região do Pólo Têxtil), 0,9043 em Educação e 0,7740 em Emprego e Renda.
O resultado foi exatamente como previsto pela Prefeitura no ano passado, quando a cidade sofreu uma queda no índice que levou em conta dados do ano de 2009, contexto da crise econômica global. Agora, a cidade já se recupera com alta principalmente de Emprego e Renda, área mais afetada com a crise naquele ano.
“Nesses últimos 8 anos, procuramos melhorar os índices principalmente na área de geração de emprego e renda e também na manutenção dos excelentes níveis na prestação dos serviços públicos. Essa conquista é fruto de muito trabalho de todos os órgãos públicos”, completou o prefeito, destacando a boa situação de Nova Odessa nos três quesitos avaliados

Veja também

ESCLARECIMENTO: PMNO e Coden investiram milhões para universalizar o Saneamento e atuam para levar Água e Esgoto às chácaras pós-Anhanguera

Leia na integra

Com possível presença de ministros, PMNO e Coden inauguram ETE Quilombo no próximo dia 14

Leia na integra