Home . Notícias

Interrupção na energia por causa do temporal de sábado impede distribuição de água em parte de NO

29/10/2011 Por pepe

Os fortes ventos que atingiram as cidades da região na noite do último sábado causaram a queda de postes e a consequente interrupção do fornecimento de energia para a ETA (Estação de Tratamento de Água) da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). O problema é que a companhia não tem como bombear água tratada da ETA para o reservatório principal de 5 milhões de litros (situado ao lado da própria Estação de Tratamento) nem para o Sistema Klavin.

Equipes da concessionária CPFL Paulista foram imediatamente acionadas e já trabalham para restabelecer o fornecimento de energia para o sistema de distribuição de água tratada da cidade. No entanto, a Coden está impossibilitada de bombear a água tratada para os bairros, e por isso as redes das ruas da maioria dos bairros de Nova Odessa estão sem pressão.

A Coden também não tem como bombear água bruta (sem tratamento) da ECA (Estação de Captação de Água) das Represas Lopes até a ETA do Bela Vista. O sistema Lopes responde por até 50% da captação da cidade, que neste momento só está sendo feita no outro sistema de abastecimento – as Represas Recanto.

A expectativa é que sejam necessárias até 24 horas após o religamento da energia para que as redes dos bairros voltem a ter pressão. Até lá, inclusive durante toda esta segunda-feira, dia 31 de outubro, as residências e estabelecimentos devem economizar a água tratada das caixas domésticas.

A exceção fica por conta de bairros como o Centro, o Jardim Santa Rosa e o Jardim Bela Vista, onde a água tratada na ETA chega sem a necessidade de bombeamento.

Defesa Civil

A Defesa Civil ainda não foi informada da ocorrência de nenhuma vítima direta do temporal, apenas danos materiais foram registrados até o momento. Nenhum paciente deu entrada no Hospital Municipal na noite de sábado em conseqüência das chuvas. Parte da cidade, principalmente na região central, permanece sem fornecimento de energia elétrica.

As equipes dos setores da Prefeitura de Nova Odessa que compõem a Defesa Civil de Nova Odessa atuam desde a noite de sábado para minimizar o impacto das fortes chuvas e ventos que atingiram a cidade. Dezenas de servidores da Prefeitura e demais órgãos públicos da cidade estão nas ruas trabalhando.

O pessoal do Setor de Parques e Jardins está desde a madrugada removendo árvores caídas, principalmente aquelas de grande porte que atingiram ou ameaçam atingir imóveis, mas também as que causaram prejuízos ao trânsito ao impediram portões de residências.

A equipe do Setor de Obras e Urbanismo realizam a limpeza dos locais mais afetados, incluindo a remoção dos restos de podas feitas pelo Parques e Jardins. As equipes do Setor de Trânsito e do Segam (Serviço de Guarda Municipal) atuam sem parar desde a noite de sábado para localizar os pontos que necessitam de limpeza e acionar os demais setores, bem como para liberar e manter fluindo o trânsito.

Um levantamento inicial dos principais estragos deve ser divulgado pela Prefeitura nesta segunda-feira, mas acredita-se que centenas de árvores e dezenas de postes foram atingidos. Na entrada do Parque Klavin, por exemplo, uma árvore caída derrubou um poste, que caiu sobre um veículo estacionado.

Na maior parte dos bairros houve destelhamentos parciais de residências, e muitas pessoas esperaram a manhã deste domingo para providenciar o conserto. Num destes consertos, uma mulher foi atingida por uma telha na manhã deste domingo, foi atendida no Hospital Municipal, mas passa bem.


 

Veja também

Funcionários do Consórcio Renova participam de integração na Coden de Nova Odessa

Leia na integra

Troca da rede: Primeiras ligações aéreas provisórias de água no Centro acontecem nesta 5ª-feira

Leia na integra