Home . Notícias

Jovens do SOS conhecem tratamento de água e esgoto

17/07/2015 Por pepe

 Um grupo de 50 estagiários do SOS (Serviço de Orientação e Solidariedade) realizou nesta quinta-feira (16) visita à Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) e conheceu o funcionamento da ETA (Estação de Tratamento de Água), além da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, que trata 100% de todo o esgoto coletado no Município.

O intuito da visita foi levar ao conhecimento dos integrantes do PROANO (Programa de Orientação ao Adolescente de Nova Odessa) o trabalho desenvolvido pela Coden. Os jovens estavam separados em duas turmas e na ETA tiveram palestra sobre o processo pelo qual passa a água, desde a captação nos mananciais, passando pelo tratamento adequado até chegar à residência dos moradores.
A estagiária Franciele Gonçalves, de 15 anos, acompanhou a explanação feita pelo gerente químico da Coden, José Hilário Pessoa. Na opinião da jovem, medidas restritivas deveriam ser constantes. “Acho que deveria continuar o racionamento de água”, opina. “A população precisa se conscientizar, pra não faltar. Melhor prevenir do que remediar”, aponta Franciele.
Entre julho de 2014 e maio deste ano houve restrição devido aos baixos níveis em que estavam as represas de abastecimento, após escassez recorde de água. O gerente químico explicou que o racionamento não é mais necessário devido ao nível atual de 85% das represas. “Nesse mesmo período no ano passado estava em 40%, por isso era necessário racionalizar”, detalha Hilário. “Mesmo assim a Coden faz campanha permanente de consumo consciente de água pela população”, acrescenta.
A Coden atende a Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde, estabelecendo o controle da água produzida e distribuída para o consumo humano. A legislação define também a quantidade mínima, a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas e os limites permitidos. Na ETE, os adolescentes puderam conhecer todo o processo de entrada dos efluentes domésticos e as etapas de tratamento para devolução da água límpida ao Ribeirão Quilombo.
 

Veja também

Coden estuda água de reuso para indústrias

Leia na integra

Atendimento na Coden retorna após feriado

Leia na integra