Home . Notícias

Loteador do Altos do Klavin adere ao Plano de Cotas da Coden e projetos já podem ser aprovados

21/09/2011 Por pepe

A empresa loteadora do Jardim Altos do Klavin assinou na última terça-feira, 20 de setembro, sua adesão ao “Plano de Cotas” da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), através da qual se compromete a contribuir para com a municipalidade nos investimentos necessários à ampliação do sistema de armazenamento, captação, adução, tratamento e distribuição de água trata ao novo loteamento.

Assim, os proprietários dos lotes do novo bairro já podem protocolar, na Prefeitura, seus pedidos para aprovação de projetos de construção de seus imóveis. Os empreendedores aproveitaram as novas regras e o prazo concedido pelo prefeito Manoel Samartin no recente decreto de renovação de certidões e diretrizes para loteamentos, de 12 de setembro. A medida beneficiou algo em torno de 500 proprietários.

O diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, confirmou que os empreendedores assinaram na última terça-feira à tarde o contrato de adesão ao “Plano de Cotas” de ampliação do sistema de disponibilização de água. O assessor adjunto de Obras e Urbanismo da Prefeitura, Arlindo Donato dos Santos, confirmou que já está apto a receber as plantas de construção para análise e liberação.

“Já estamos providenciando a abertura do registro que libera a água para o bairro e, a partir desta quarta-feira, as redes das ruas já terão pressão (água). A partir daí, basta que o proprietário vá até a Prefeitura, protocole seu projeto, obtenha o número provisório do seu lote e venha até a Coden solicitar sua ligação de água”, adiantou Ongaro – lembrando apenas que os proprietários deverão recolher as taxas normais de ligação.

O decreto de Samartin concedeu um prazo máximo de 30 dias a partir da notificação da Coden para que empreendedores privados que tiveram seus projetos aprovados definitivamente por decreto até 2 de janeiro de 2011, mas que ainda não haviam aderido ao “Plano de Cotas”, pudessem fazê-lo sem ter suas certidões de disponibilidade e diretrizes de implantação canceladas.

Arlindo destacou que a aprovação prévia dos projetos de construção dos imóveis, pelo Setor de Obras, é essencial para garantir que as obras particulares estejam em plena conformidade com o Código de Obras municipal. “A aprovação evita que o proprietário tenha problemas futuros com construções fora das normas, o que impede a liberação do ‘habite-se’ do imóvel”, lembrou o engenheiro.

As cotas

A adesão ao Plano de Cotas da Companhia é uma exigência da legislação municipal para quaisquer novos loteamentos, através do qual o empreendedor se compromete arcar com os custos da disponibilização de água tratada aos imóveis de cada novo loteamento ou prédio residencial. O sistema de cotas foi criado em 1978. Cada “cota”, cujo valor leva em consideração as necessidades de ampliação dos sistemas de reservação de água bruta, captação, adução e tratamento de água, necessária a cada novo loteamento ou condomínio.


 

Veja também

Combate às Perdas: Coden e empreiteira definem ordem da troca de rede de água do Centro de NO

Leia na integra

PAC 2: PMNO assina contratos de R$ 6,2 mi para instalação de rede de esgoto em bairros de chácaras

Leia na integra