Home . Notícias

Marizilda Barbosa é reconhecida com medalha “Dr. Carlos Botelho” por seus 28 anos de trabalho na CODEN

22/02/2012 Por pepe

Atarefada, mas muito eficiente. Extremamente organizada e também discreta. Por tudo isso, através do Projeto de Decreto Legislativo nº 35/2011, recentemente aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Nova Odessa, a secretária executiva da Coden (Companhia de Desenvolvimento), Marizilda Barbosa, foi agraciada com a medalha de mérito “Doutor Carlos José de Arruda Botelho”.

O autor da proposta é o vereador Antonio Rezende. Honraria criada pela Lei Municipal nº 1.729, de 13 de março de 2000, a medalha é “uma das mais significativas formas de reconhecimento a ser outorgada às pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao Município” – caso de Marizilda. A medalha será entregue no próximo dia 29, às 19h30, no IZ (Instituto de Zootecnia, em sessão solene. Todos os nove vereadores assinaram o projeto de homenagem.

No texto da justificativa que acompanha o decreto, os vereadores ressaltam a biografia de Marizilda, que desde os 5 anos mora com a família na Vila Azenha, em Nova Odessa. O texto lembra que a secretária trabalha desde os 13 anos, é formada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana, atual Unisal, e ingressou na Coden exatamente em 15 de outubro de 1984, indicada pelo saudoso Tom Borba, inicialmente como escriturária. Desde 1986, atua como secretária da empresa de economia mista municipal.

“Durante todos os anos que laborou na Coden já assessorou 13 diretores (entre presidentes e financeiros), além dos diretores atuais. Hoje, além de assessorar a Diretoria, realiza todos os serviços pertinentes à Secretaria, participa da comissão de licitação e é responsável pelo controle interno da Coden junto ao Tribunal de Contas. Sua autobiografia demonstra, por si só, a oportunidade da homenagem”, completam os vereadores.

“A Marizilda começou na Coden praticamente junto com a empresa, é de uma família tradicional de Nova Odessa, da qual sou muito amigo, e todo mundo gosta dela. É uma justa homenagem a uma pessoa que sempre prestou um trabalho correto e dedicado a cidade”, justificou Rezende.
O atual diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, considerou “mais que justa” a homenagem. “Desconheço outra profissional de tal competência e caráter como a Marizilda.

Dedicada e empenhada em sempre fazer o melhor para a Companhia e para a cidade. E ela é assim tanto profissionalmente como quanto pessoa”, elogiou.

Por ela mesma
Mesmo acanhada com a homenagem, Marizilda falou sobre o orgulho de fazer parte da equipe da Coden ao longo dos anos, bem como dos desafios de sua função, e agradeceu os vereadores pela homenagem – especialmente ao autor da ideia, Antonio Rezende.

Ela lembra que entrou na empresa como escriturária do Departamento de Água (onde chegou a atuar inclusive como leiturista), antes de se tornar secretária – e isto numa época em que a Coden ainda realizava grandes obras públicas para a Prefeitura, antes de concentrar suas atividades apenas nos serviços de Água e Esgoto.

“Tenho uma preocupação com a Coden como se a empresa fosse minha. Fico atenta a tudo, quero que tudo saia bem e no prazo. Às vezes, cobro as pessoas porque quero que tudo dê certo, que tudo seja respondido dentro do prazo, que as contas sejam sempre aprovadas pelo Tribunal de Contas. Toda a documentação da Companhia passa por aqui, e são muitos prazos a serem observados”, relatou a secretária.

E são exatamente as grandes obras realizadas pela Coden o maior orgulho de sua trajetória profissional, principalmente aquelas que contribuíram diretamente para a melhora da qualidade de vida de milhares de pessoas.

Foi Marizilda, por exemplo, que organizou e calculou valores lote por lote dos Planos Comunitários que levaram ao asfaltamento do Jardim São Manoel, Lopes Iglesias, Green Village, Parque Klavin e Parque Industrial Recanto, entre outros.

“Tive contato direto com milhares de famílias, o que foi muito gratificante. Também participei de obras importantes realizadas pela Coden, como a construção do Paço Municipal, da Rodoviária Municipal, de Creches e Escolas Municipais”, acrescentou a homenageada.

Uma evolução importante no perfil dessas obras, segundo Marizilda, é a atual preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade.

“Hoje, temos que ter licença ambiental e um plano de compensação ambiental para qualquer obra de Saneamento que fazemos, graças a uma maior consciência ecológica da sociedade. A população também exerce uma cobrança maior por serviços de qualidade. Mas a Coden é uma mãe para a população de Nova Odessa, e nunca deixou a cidade na mão”, destacou Marizilda.
“Outro ponto positivo é que aprendemos muito com os diretores. Alguns deles trouxeram experiências do setor privado para a Coden”, lembrou.

Por fim, ela disse que seu grande orgulho, enquanto membro da organização, “é a qualidade da água tratada e distribuída pela Coden à população, que é excelente qualidade”. “Também tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe, pois tenho excelentes companheiros de trabalho. Eu divido com todos os méritos por esta medalha que a Câmara está me concedendo”, finalizou a secretária.


 

Veja também

Caça aos vazamentos: Coden recebe caminhão de R$ 157,9 mil para equipe de Controle das Perdas

Leia na integra

Coden de NO entrega Relatório Anual 2011 de Qualidade: água tratada e distribuída continua 100% potável

Leia na integra