Home . Notícias

NO obtêm autorização para abrir licitação para instalação de rede de esgoto em 7 bairros de chácaras

19/04/2012 Por pepe

Pouco mais de uma semana após obterem da Cetesb as licenças ambientais necessárias, a Prefeitura de Nova Odessa e a Coden (Companhia de Desenvolvimento) do Município, obtiveram na última quarta-feira, 18 de abril, a autorização para dar início aos processos licitatórios para contratação das empresas que vão instalar a nova rede de coleta e afastamento de esgoto em sete bairros de chácaras da região da Fazenda Velha. As obras vão beneficiar quase 765 imóveis de veraneio.

A autorização para início das licitações foi dada pela equipe da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal, em Campinas, ao diretor presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro. As licitações só poderiam ser abertas pela Prefeitura após a obtenção das licenças e também do “ok” da Caixa.

Segundo Ongaro, agora os editais poderão ser publicados rapidamente, até meados de maio, e as obras devem começar ainda este ano. Após a realização dos processos licitatórios e emissão das ordens de serviço pela Caixa e pela Prefeitura, as empreiteiras contratadas terão até 15 meses para concluir os serviços.

A Coden, concessionária do serviço de Água e Esgoto da cidade, atua como “interveniente executora” das obras, sendo responsável, através de seu Departamento Técnico, pela elaboração e correções dos projetos, planilhas e orçamentos referentes à ampliação do sistema de Esgotamento Sanitário dos bairros. A execução das melhorias também será acompanhada pela equipe da Coden, assim como pela Engenharia da Prefeitura.

As obras

O investimento na ampliação da rede de esgoto pode chegar a R$ 4.338.125,00, valor do contrato da Prefeitura com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 2, do Governo Federal. A Caixa é o agente financeiro dos contratos do PAC junto aos municípios beneficiados, e também acompanha e fiscaliza todas as etapas das obras viabilizadas por estes contratos.

Serão beneficiadas com rede de esgoto as chácaras Central, Bosque dos Eucaliptos, Parque dos Pinheiros, Campo Belo, Vale dos Lírios, Recanto Solar e Recanto Ceci. O projeto inclui a instalação de 23.089 metros de redes de esgoto no interior dos loteamentos de chácaras, com tubos de PVC de 150 a 200 milímetros de diâmetro.

Além das tubulações, também está prevista a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto a ser construída no Bosque dos Eucaliptos, que vai bombear o esgoto, através do Coletor Tronco da bacia do Córrego Recanto, até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo.

Também será construído um complemento de 1.243,21 metros do próprio Coletor Tronco Recanto, em tubos de PVC de 200 milímetros, ligando a rede de esgoto das Chácaras Central ao Parque dos Pinheiros.

Por fim, será feita uma “linha de recalque” em PEAD de 160 milímetros, com 1.025 metros de extensão, ligando a Elevatória, no Bosque dos Eucaliptos, até a nova rede do Recanto Ceci, e dai até a ETE Quilombo.

Veja também

28 estagiários do SOS conhecem o funcionamento da ETA da Coden de Nova Odessa

Leia na integra

Coden de Nova Odessa vai fazer projeto para melhorias na área da “Piscina do Jacó”

Leia na integra