Home . Notícias

Nova Odessa suspende racionamento

13/05/2015 Por pepe

Com as represas com 85% de sua capacidade de reserva, Nova Odessa suspendeu o racionamento de água. As chuvas no começo deste ano, em especial no mês de fevereiro, superaram a expectativa, com isso a situação das represas em Nova Odessa é melhor do que a apresentada em 2014. No ano passado, neste mesmo período o sistema estava com cerca de 50% de sua capacidade total.
 
Devido à estiagem e situação crítica enfrentada em 2014, em julho a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) passou a implantar o racionamento, em um primeiro momento por um período menor, das 21h às 5h, depois no final do mês esse período de fechamento dos registros foi ampliado para 13h, das 21h às 10h. A medida foi necessária para manter o abastecimento no município e passar o período sem chuvas.
 
A captação, tratamento e distribuição de água que normalmente atingia 16 milhões de litros de água por dia foi reduzida a 10,5 milhões de litros por dia. Também foi aprovada uma lei em que determinava a fiscalização e multa para quem estivesse desperdiçando água.
 
A direção da Companhia informa que no momento não está havendo necessidade de manter o racionamento com os registros fechados no período noturno, mas enfatiza que esta decisão é temporária. “Se houver necessidade os registros voltarão a ser fechados”, afirmou o diretor-presidente, Ricardo Ongaro.
 
Ele enfatiza que a situação ainda não é totalmente tranquila, já que o ideal seria que as represas estivessem com 100% de sua capacidade. A direção mantem o pedido para que a população consuma de forma racional e consciente, sem desperdício.
 
Em julho e agosto a situação será revista de acordo com os níveis das represas e possibilidade de chuvas.
 
Desassoreamento – Nova Odessa tem realizado ações para que o abastecimento não seja comprometido, mesmo no período de estiagem. No ano passado, a Prefeitura, por meio da Coden, investiu no desassoreamento da Represa Recanto II. Com isso aumentou em 75 milhões de litros (ou 75 mil metros cúbicos) a capacidade de reserva, o que representa 22% de sua capacidade total de 340 mil metros cúbicos.
 
Além disso, o município possui um Plano de Sustentabilidade Hídrica, que tem como objetivo a autossuficiência hídrica. Também se busca a segurança da água, com a proteção dos mananciais. Para o desenvolvimento e implantação do mesmo foram sancionadas leis específicas, como a que cria o Fundo Municipal de Recursos Hídricos. Este Plano foi apresentado ao Estado e através da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas) deverá ser implantado nos 20 municípios que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas).

Veja também

Plano de Segurança Hídrica – Diretora da Agemcamp busca informações técnicas na Coden

Leia na integra

Zoonoses e Coden iniciam desbaratização

Leia na integra