Home . Notícias

Nova tecnologia na ETA do Bela Vista: Coden já trata água de Nova Odessa com o dióxido de cloro

28/03/2012 Por pepe

A partir desta quarta-feira, 28 de março, a Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) utiliza exclusivamente uma das mais modernas tecnologias disponíveis no mercado, o dióxido de cloro, para o tratamento da água distribuída à população a partir da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, sede da concessionária pública. A mudança, que deve gerar economia à Coden, deve ser totalmente imperceptível para o consumidor.

O investimento previsto da Coden na melhoria deve ser de R$ 544.320,00 nos dois primeiros anos. Utilizado em substituição ao gás cloro como principal agente oxidante e desinfetante da água bruta, o dióxido chega a ser duas vezes e meia mais eficiente no tratamento do que o produto utilizado anteriormente, eliminando a necessidade de utilização de outros produtos no processo, como o carvão ativado em pó.

O produto é fornecido pela empresa Beraca Sabará Químicos e Ingredientes S/A, vencedora de licitação. O dióxido é formado num reator automático instalado na própria ETA, a partir da reação de dois outros produtos químicos, ou “insumos”: o clorito de sódio e o ácido clorídrico (ou o clorato de sódio), que são armazenados em quatro tanques de 8.000 litros cada. A reação gera o dióxido, água e quantidades insignificantes de sal comum. Uma vez criado, o produto é misturado à água bruta que chega das represas na calha de entrada da ETA.

“O dióxido de cloro é utilizado para oxidar metais presentes na nossa água bruta, principalmente o ferro e o manganês, e também para a desinfecção dessa água, matando algas e micro-organismos. Tudo isso fica retido depois nos filtros da ETA, tornando a nossa água mais pura e limpa sem deixar gosto ou cheiro residuais”, resumiu o gerente Químico da Coden, José Hilário Pessoa.

O produto vinha sendo utilizado experimentalmente e de forma intermitente desde o último dia 21, quando começou a fase de testes. O dióxido já é misturado à agua na concentração ideal para as condições atuais das represas de Nova Odessa, que é de 1 miligrama por litro.

“Desde o dia 21, quando começaram os testes, estamos monitorando e acompanhando a aplicação do novo produto, e já percebemos, nas análises laboratoriais, uma melhora da qualidade da água tratada, que já era de excelente qualidade. Até mesmo as calhas e tubulações da ETA estão mais limpas”, destacou Pessoa, acrescentando que a Coden passa a utilizar o mesmo sistema de purificação da indústria alimentícia e de bebidas.

Apenas uma pequena quantidade de cloro gás continua sendo utilizada para “clorar” a água já tratada no momento de ela ser distribuída aos consumidores.

Treinamento

O diretor presidente da Coden, Ricardo Ongaro, e o diretor financeiro Brauner Feliciano acompanharam o término do treinamento das equipes de operadores da ETA e de Manutenção, no início da tarde desta quarta-feira. O treinamento no local, de oito horas, foi oferecido a dez colaboradores e ministrado pelo gerente de Produção da unidade de Fortaleza da Beraca Sabará, Regis Francisco.


 

Veja também

Prefeito e autoridades de NO prestigiam colaboradores da Coden durante café da manhã especial

Leia na integra

Semana da Água 2012: Agentes Ambientais Escolares são primeiros a visitar ETA da Coden de N. Odessa

Leia na integra