Home . Notícias

Obra da Coden de Nova Odessa aumenta pressão na rede de água de nove bairros da cidade

19/12/2011 Por pepe

Após extensos estudos de viabilidade técnica, a Coden (Companhia de Desenvolvimento) da Prefeitura de Nova Odessa realizou nesta terça-feira, 20 de dezembro, a alteração no sistema de abastecimento de água tratada de nove bairros residenciais e industriais da cidade. A melhoria beneficia diretamente 3.500 habitantes e dezenas de empresas de todos os portes.

A obra visa aumentar a pressão nas redes dos seguintes bairros: Jardim Europa, Jardim Planalto, Residencial Mathilde Berzin (residencial), Residencial Mathilde Berzin (industrial), Parque Fabrício, Jardim Eneides (residencial), Jardim Eneides (industrial), Distrito Industrial Harmonia e Distrito Industrial Recanto.

A obra, realizada com equipes, máquinas e materiais da própria Companhia, consistiu na religação da adutora que sai da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista e que abastece estes bairros. Antes alimentada pelo reservatório principal de 5 milhões de litros da ETA, a região beneficiada passa a ser alimentada pelo reservatório elevado de 400 mil litros denominado “Castelo”, que fica em uma altitude 20 metros superior – e, portanto, gera maior pressão na coluna d’água e nas redes por ele abastecidas.

Antes da obra, realizada logo no início da adutora (na Avenida Ampelio Gazzetta, em frente à sede da Coden), as equipes técnicas haviam medido a pressão nos pontos mais altos e mais baixos das redes de abastecimento dos bairros beneficiados.

A mudança em si consistiu na instalação de aproximadamente 10 metros de tubulação de grande diâmetro ligando duas adutoras, cada uma saindo de um dos reservatórios. A partir daí, uma simples manobra de registros bastou para efetivar a religação. Por isso, os bairros beneficiados sequer sentiram falta d’água ao longo desta terça-feira.

“Nos próximos dias, a pressão será novamente aferida nos mesmos pontos, para confirmar a melhora e o resultado positivo da manobra”, adiantou o diretor presidente da Companhia e um dos autores do estudo técnico de viabilidade da mudança, engenheiro Ricardo Ongaro.

Os estudos levaram em conta, entre outras coisas, o consumo médio dos bairros, a capacidade volumétrica do “Castelo” e também o consumo dos demais bairros que já eram atendidos pelo reservatório mais elevado.

“O ‘Castelo’ fica aproximadamente 20 metros mais alto que o reservatório de 5 milhões de litros, o que lhe dá mais 20 MCAs (Metros/Coluna d’Água). Cada 10 MCAs correspondem a mais um quilo de pressão na ponta da ligação (hidrômetro do imóvel). As normas estabelecem que as companhias de Saneamento público devem entregar de 1 a 5 quilos de pressão nas ligações, que é o limite para o qual as redes são dimensionadas para que não ocorram rompimentos. Mesmo com o aumento da pressão de dois quilos, ficaremos dentro deste limite”, garantiu Ongaro.

A Coden é a empresa de economia mista responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal.


 

Veja também

Troca da Rede: Coden comunica ligação de mais imóveis do Centro à rede provisória de água

Leia na integra

Prevenção: Toma posse a nova formação da CIPA da Coden de Nova Odessa

Leia na integra