Home . Notícias

Obra do Interceptor de Esgoto do Quilombo chega à ponte entre São Jorge e Triunfo

05/07/2007 Por pepe

Se não chover até lá, as obras do terceiro trecho do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo chegam, provavelmente já na próxima terça-feira, dia 10 de julho, à ponte que liga os bairros Jardim São Jorge e Parque Triunfo. Em virtude da obra, a ponte deve ser interditada totalmente durante pelo menos 5 dias, a partir do momento em que a obra chegar à ponte.

“Em virtude da necessidade de abrirmos a vala de aproximadamente 4 metros de profundidade por 4 metros de largura, fatalmente teremos que interditar a ponte durante o período em que a obra estiver ali”, afirmou o diretor-presidente da Companhia, Sergio Molina. Segundo ele, “valas deste tamanho têm de ser cavadas de forma chanfrada, ou seja, com o barranco em ângulo, para evitar desmoronamentos das laterais”.

No início da semana, Molina e o prefeito Manoel Samartin já haviam vistoriado o local, próximo à ponte. A obra não vai atingir a estrutura da ponte, pois vai passar a 15 metros da cabeceira da obra de arte.

“A interdição total só será necessária porque nosso equipamento é de grande porte, uma escavadeira hidráulica, toma a largura da rua, assim como os próprios tubos, que são de grande diâmetro e muito pesados. É uma obra que precisa de espaço para movimentar com segurança tanto os equipamentos quanto os materiais”, afirmou Molina.

“Outro motivo de preocupação minha e do prefeito é que, enquanto a obra está no terreno ao lado, não aparecem curiosos. Mas quando a obra chegar à ponte, que é uma via pública, esse risco é mais premente. Portanto, vamos tomar todas as precauções de sinalização e interdição da rua, cercando a obra com tela de segurança e mantendo placas e avisos, além da presença constante de viaturas do Segam (Serviço de Guarda Municipal), Setor de Trânsito e equipes de segurança e técnica da Companhia”, finalizou o diretor-presidente da companhia de economia mista.

>> Informações adicionais:
O Interceptor de Esgotos, parte do projeto da futura ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo, é dividido em seis partes, ou “trechos”, construídos em parte com recursos do Fehidro. A obra do terceiro trecho – o quarto a ser executado, paralelamente ao quinto, de responsabilidade da Prefeitura – foi retomada há duas semanas pela Coden, quando o Fehidro voltou a liberar parcelas dos recursos.
O terceiro trecho vai do Córrego Bassora ao campo de futebol do Jardim São Jorge. Uma etapa do trecho, entre o córrego e o Centro Comunitário do bairro, já estava finalizada. A nova etapa autorizada vai do Centro Comunitário ao campo – alcançando trecho anterior, pronto desde 2004. Faltavam ser assentados 723 metros.
Os tubos têm 2,5 metros, com diâmetro de 800 ou 700 milímetros. O custo estimado para esta etapa do terceiro trecho é de aproximadamente R$ 245 mil, sendo 46% deste valor provenientes do Fehidro e o restante, 54%, como contrapartida da Coden – em torno de R$ 132 mil.

 

Veja também

Prefeito vistoria obras do Interceptor de Esgoto do Quilombo

Leia na integra

Chegam os tubos para obras do Interceptor de Esgoto do Ribeirão Quilombo

Leia na integra