Home . Notícias

Obra não autorizada da CPFL rompe adutora do Recanto; Coden pede que população economize água

16/10/2010 Por pepe

Uma obra da concessionária CPFL, que não havia sido previamente informada ao Poder Público Municipal nem autorizada pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) ou pela Prefeitura de Nova Odessa, causou a paralisação de metade da captação da cidade e o rompimento da adutora que leva água bruta da ECA (Estação de Captação de Água) das Represas Recanto até a Estação de Tratamento de Água do Bela Vista, sede da companhia.

O acidente aconteceu na manhã deste sábado, 16 de outubro.

A adutora foi consertada pelas equipes da Coden jáno início da tarde. Mas mesmo o período de poucas horas em que a captação ficou suspensa no Sistema Recanto – que responde por 50% da água captada, tratada e distribuída na cidade – foi o suficiente para baixar os níveis dos reservatórios da ETA e dos bairros.

Antes mesmo do rompimento da adutora, a CPFL havia cortado a energia na região, o que fez parar toda a ECA. Alertadas, as equipes foram ao local e solicitaram a suspensão imediata das obras, não foram atendidas pelos funcionários da concessionária e tiveram que acionar a polícia para "evitar uma catástrofe ainda maior".

Por isso, é provável que, durante este fim de semana, as populações das regiões mais altas da cidade sejam afetadas pela falta d’água na rede de distribuição, o que pode acontecer até que os níveis dos reservatórios dos bairros sejam normalizados. O problema deve perdurar ao longo deste fim de semana e início da próxima.

Por isso, a direção da Coden pede que toda a população da cidade economize água durante todo este final de semana. Não é possível precisar quais bairros podem ser afetados, nem a população que poderá sentir o problema. Mais informações serão dadas à comunidade na segunda-feira de manhã, via imprensa e no site oficial da Prefeitura.

Na próxima semana, Coden e Prefeitura devem analisar que medidas poderão ser adotadas no caso. Informações colhidas pela equipe no local do rompimento apontam que a CPFL tentou abrir uma valeta para a instalação de um poste na região do Distrito Industrial 1, onde fica a represa Recanto 1, local da ECA. Nestes casos, é necessária a autorização prévia da Prefeitura exatamente para evitar que as perfurações atinjam as redes de água, esgoto ou mesmo de gás encanado.


 

Veja também

Servidores da Coden de Nova Odessa comemoram 1.000 dias sem acidentes com café da manhã

Leia na integra

Coden de Nova Odessa comemora os 1.000 dias sem acidentes de trabalho

Leia na integra