Home . Notícias

Obras para levar água encanada ao Pós-Anhanguera já avançaram 62% e seguem em ritmo acelerado

17/08/2022 Por Edneia Reami

Após cinco meses do início das obras que levarão água encanada para a região do Pós-Anhanguera, os serviços já avançaram 62% com a instalação de 11 mil metros de redes, 2,5 mil metros de adutora e 370 ligações de água nos terrenos. A expectativa da Coden Ambiental, responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, é que a entrega inicialmente prevista para o início de 2023 seja antecipada. “Pelo andamento observado e se as condições climáticas permitirem, é provável que consigamos concluir os serviços até o final deste ano”, avaliou o diretor Técnico da empresa Rean Gustavo Sobrinho.

 

Além das etapas relacionadas à distribuição de água que foram praticamente finalizadas, restando apenas ligações em 100 lotes, nesta quarta-feira (17/08) a Coden concluiu a concretagem da base onde será instalado um reservatório metálico de 700 m3 para o armazenamento da água tratada que será direcionada aos bairros Chácaras Recreio Represa, Las Palmas e Acapulco, os únicos da cidade que ainda não contam com abastecimento.

 

Orçada em R$ 3,5 milhões, a obra no Pós-Anhanguera elevará a capacidade total de armazenamento de água tratada do município dos atuais 12.050 metros cúbicos para 12.750 metros cúbicos e vai conferir à Nova Odessa, que já é uma referência na região pela qualidade da água, a universalização desse serviço.

 

O novo reservatório deve ser concluído em novembro e se interligará por meio da adutora à Estação de Tratamento de Água – ETA 2 Santo Ângelo, já finalizada e com inauguração prevista para breve. Essa unidade tem duas novas fontes de captação, as represas Santo Ângelo e Salto Grande, e vai garantir um volume de água tratada de 3,6 milhões de litros por dia, aumentando em 19% a capacidade produtiva do município.

 

De acordo com o diretor Técnico da Coden, a limpeza desses corpos hídricos já foi iniciada, começando pela represa Salto Grande. Os serviços estão sendo realizados por duas escavadeiras com braço de longo alcance e consistem na retirada das plantas macrófitas que estão na superfície da água. “O nosso objetivo é garantir uma água tratada de qualidade à população que será beneficiada com as obras no Pós-Anhanguera”, concluiu ele.

 

Saiba mais sobre a Coden

Para atender uma população estimada em 61 mil habitantes, a Coden conta com um sistema de captação formado por cinco represas – Recanto 1, 2 e 3 e Lopes 1 e 2 -, de onde são retirados até 19 milhões de litros de água por dia. Também dispõe de cerca de 2,5 milhões de metros cúbicos de água bruta reservada e, diariamente, trata em média 16 milhões de litros, que são distribuídos a 25 mil residências e estabelecimentos por uma rede de mais de 282 Km. Já a sua rede de esgoto tem mais de 279 Km de extensão e seu serviço de coleta de lixo recolhe cerca de 1,3 mil toneladas de resíduos por mês.

Veja também

Coden abre as portas de suas unidades para a visitação das lideranças religiosas de Nova Odessa

Leia na integra

Coden Ambiental lança campanha de conscientização para uso racional da água durante a estiagem

Leia na integra