Home . Notícias

Ongaro apresenta dados da Coden em Conferência Municipal da Cidade

21/03/2013 Por pepe

Na tarde desta quarta-feira (20) a Prefeitura de Nova Odessa, através do setor de Habitação, realizou sua 4ª Conferência Municipal de Cidades. Tiago Lobo, que responde pela Habitação, foi o mediador dos trabalhos. Na abertura os presentes contaram com a presença do prefeito Benjamim Vieira de Souza, o Bill, e representando a Câmara de Nova Odessa o vereador Sebastião Gomes dos Santos. O prefeito falou sobre a necessidade de Nova Odessa ter um planejamento que atenda a todos. “É preciso ver as carências, os problemas sociais e ver onde podemos avançar”, afirmou.

 

Vários temas foram abordados, o primeiro deles tratou sobres as diretrizes de água e esgoto na cidade. O diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, Ricardo Ongaro, fez uma explanação sobre os serviços realizados na empresa e sua capacidade, em relação a água e esgoto. De acordo com ele, a empresa tem capacidade para atender 75 mil habitantes, pensando no crescimento da população para os próximos 20 anos.

 

Ele falou sobre a troca da rede de água que está sendo feita em três setores, que compreendem os pontos mais antigos da cidade (cerca de 36 quilômetros de extensão de rede), evitando assim as perdas de água tratada. Sobre a setorização da adutora, nos bairros, que terá melhor controle da água que sai da Coden e chega as residências, por setor. Falou ainda sobre o sistema de telemetria dos reservatórios (controle de água nos reservatórios), que antes era feito manual. A reserva de água tratada, hoje na Coden, é o dobro do que a norma exige.

 

Em sua explanação, Ongaro abordou ainda a questão do Pós-Anhanguera (loteamentos de chácaras) que tem o projeto completo de água e de esgoto. O de esgoto foi contemplado pelo programa Água Limpa do Governo do Estado e o de água a Coden trabalha em busca de recursos. Também já foi sugerido um plano comunitário, para a realização do serviço. Um senhor presente na conferência sugeriu a utilização de um poço artesiano, Ricardo explicou que a vazão não seria suficiente para atender cerca de 450 chácaras existentes naquela área.

 

Ongaro falou ainda sobre as metas da Coden, em dezembro de 2004 a empresa tratava cerca de 15,5 mil metros cúbicos por dia, para 41 mil habitantes e tinha perdas de 56%. Com a troca das redes antigas e outras ações, em dezembro de 2009 passou a tratar 13,6 mil metros cúbicos/dia para 49 mil habitantes, tendo 43% de perdas e a expectativa é de chegar em 2014 com 15 mil metros cúbicos de água tratada/dia, para 53 mil habitantes e 25% de perdas.

 

Por fim, o diretor presidente esclareceu dúvidas sobre a qualidade da água no município e sobre a associação a uma agência reguladora (ARES-PCJ), exigência do Governo Federal, que irá fiscalizar esta e outras questões.

 

Tiago Lobo agradeceu a participação da Coden e ressaltou a preocupação do atual governo e o fato de ter uma sociedade mobilizada sobre a questão do planejamento do município. “Estas informações devem ser multiplicadas, levadas a outras pessoas”, afirmou Tiago Lobo. Outros temas tratados na conferência foram: Desenvolvimento Urbanístico, Movimento Comunitário e Associação de Moradores, Acessibilidade Urbana, Projetos para Melhoria do Trânsito e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano e Desafios para sua Efetivação.

Veja também

Funcionários da Coden fazem curso sobre processo licitatório

Leia na integra

Representante do SAAE de Governador Valadares (MG) visita ETA Nova Odessa

Leia na integra