Home . Notícias

Plano de Combate às Perdas: Coden adota sistema de telemetria da rede de água

18/05/2009 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) acaba de implantar mais uma medida de economia prevista no recém-apresentado Plano Diretor Municipal de Combate às Perdas de Água. Trata-se do sistema informatizado de telemetria da rede de distribuição de água tratada, que funciona em computadores da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, sede da companhia.

O prefeito Manoel Samartin vistoriou pessoalmente o funcionamento do sistema nesta segunda-feira, 18 de maio, e elogiou a iniciativa da Coden. “Antes, este controle era feito in loco, pessoalmente, pela equipe técnica. Agora, se houver algum problema de vazamento, o pessoal fica sabendo na hora. Isto traz maior confiabilidade ao sistema de distribuição de água tratada de Nova Odessa, que é um orgulho da cidade”, afirmou o prefeito.

O software (programa de computador) pode controlar, à distância, os equipamentos de captação, tratamento e distribuição de água da Coden, através de sensores remotos instalados nestes equipamentos.

Os sensores nos reservatório de água tratada, por exemplo, que já estão instalados, enviam informações sobre seu nível a cada dois minutos, via sinal de celular. Tudo é mostrado on-line, em tempo real, nas telas dos computadores da ETA.

O sistema é programado para manter o ritmo correto de operação das bombas e o nível ideal de armazenamento nos reservatórios, entre outros aspectos, evitando extravasamentos de água tratada – e também alguma eventual perda de pressão por falta de água.

“A telemetria nos permite controlar, por exemplo, o acionamento das bombas, o nível dos reservatórios, a temperatura dos rolamentos dos motores e das bombas, a instalação de monitoramento de segurança, incluindo câmeras, aciona sirenes de alerta, dentre outras funções”, exemplificou o diretor presidente da companhia, Ricardo Ongaro.

A central de operação do sistema de telemetria está instalada na ETA, no Jardim Bela Vista. Os sensores ficam em cada reservatório que a Coden tem espalhados pela cidade, incluindo os dos jardins Santa Luiza, Klavin e São Francisco, nos reservatórios internos da própria ETA, na Estação de Bombeamento do Santa Luiza e no buster.

“O sistema permite a coleta imediata de informações sobre o volume armazenado em cada um dos reservatórios de água tratada, o funcionamento das bombas (se elas estão ligadas ou desligadas) e apresenta gráficos com o histórico da situação dos reservatórios, dando subsídios para que a equipe técnica da Coden adote as melhores manobras hidráulicas a cada momento”, garantiu Ongaro.

Etapas

Nesta primeira etapa foram instalados os controladores de nível nos nove reservatórios da Coden e um sistema automático de acionamento das bombas que mandam a água tratada para os bairros. Ficou para uma próxima etapa a automação das bombas das captações de água bruta (que ficam nas Estações de Captação das represas Recanto e Lopes) e o monitoramente por câmeras de vigilância.

“Antes da instalação deste sistema, os nossos funcionários tinham que visitar todos os reservatórios várias vezes ao dias, para a verificação de nível. Eles mesmos entravam em contato por rádio com os operadores da ETA, para que fosse autorizado o acionamento (ligar ou desligar) cada equipamento”, lembrou Ricardo Ongaro.

Sistema anti-perdas

Por fim, o diretor presidente destacou que a automação é uma medida para a redução das perdas, de economia financeira e de melhoras na operacionalidade do sistema. “Antes da implantação da telemetria, ocorria eventualmente de nossos funcionários não conseguirem passar a tempo por determinado reservatório que estava sendo abastecido por bombeamento. Ai, quando ele chegava ao local, já estava acontecendo o extravasamento de água pelo ladrão”, contou Ongaro.

“O custo da locomoção da equipe várias vezes ao dia também será economizado – e ele não era pequeno”, finalizou o engenheiro.


 

Veja também

Coden já enche novamente 1ª metade da Represa Lopes 1, que passou por desassoreamento

Leia na integra

Prefeitura de Nova Odessa e Coden obtêm outorgas para construir represas Recanto 4 e 5

Leia na integra