Home . Notícias

Plano de Combate às Perdas: Coden licita empresa que vai trocar os 12 km de rede do Centro

15/12/2010 Por pepe

A Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa publicou nesta quinta-feira, 16 de dezembro, o edital da Concorrência Pública nº 01/2010, através da qual será escolhida a empresa que vai realizar a troca da rede de distribuição de água tratada de todo o Centro, a mais antiga da cidade. Serão investidos até R$ 3.581.358,06 na obra, uma das principais intervenções previstas no Plano Diretor de Combate às Perdas de Água Tratada da cidade.

80% dos recursos são oriundos da Cobrança Pelo Uso da Água dos rios estaduais e federais que cortam a bacia, obtidos através da aprovação de projeto da Coden, em março passado, junto aos Comitês PCJ (Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). O restante do investimento será pago pela Coden, a título de contrapartida. O valor previsto pode cair com a licitação. A vencedora deve ser conhecida em 17 de janeiro de 2011.

Serão substituídos nada menos que 12.000 metros dos antigos tubos de ferro fundido que levam a água da ETA (Estação de Tratamento de Água) até os imóveis do Centro. Serão utilizados novos tubos de polietileno de alta densidade, um material plástico mais durável e que apresenta menos riscos de vazamentos. A obra vai utilizar o método não-destrutivo, ou seja, sem a necessidade de abertura de grandes valetas no asfalto.

O edital, disponível na sede da Coden (na Rua Eduardo Leekning, nº 550, no Jardim Bela Vista), prevê a “contratação de empresa especializada para a execução das obras e serviços de substituição de rede de distribuição de água por método não destrutivo, em todo Centro da cidade, através de rompimento dinâmico no mesmo caminhamento da rede existente, com introdução de um novo tubo de polietileno de alta densidade no local da tubulação existente, incluindo fornecimento de materiais, máquinas, veículos, apetrechos, mão-de-obra e tudo o mais que se fizer necessário para execução dos serviços”.

O diretor presidente da Companhia responsável pelos serviços de Água e Esgoto de Nova Odessa, engenheiro Ricardo Ongaro, lembrou que os recursos externos vieram “a fundo perdido”, via Caixa Econômica Federal – ou seja, sem a necessidade de ressarcimento posterior por parte do Município, que vai arcar apenas com a contrapartida de 20% da obra.

O chefe de Projetos da Coden, Eric Anthony Padella, lembrou que a tubulação de água do Centro da cidade ainda é a original, de mais de 40 anos, de ferro fundido, com incrustações e entupimentos e, consequentemente, necessidade de manutenções constantes.

“A nova rede será instalada pelo método não destrutivo, ou seja, sem a abertura de valas, para não atrapalhar o trânsito. Serão usados tubos de PEAD (polietileno de alta densidade), o material mais indicado para controle de perdas atualmente porque apresenta baixo índice de vazamentos”, afirmou Padella.

“Ao substituirmos a rede de distribuição de água do Centro, que encontra-se em situação bastante precária e com mais vazamentos que uma peneira, vamos diminuir bastante as perdas na área por vazamento”, acrescentou Ongaro.

O Plano

Também deve ser realizada em breve a implantação da setorização, macromedição e telemetria de todo o sistema de abastecimento da cidade, que será dividido em 22 setores. Os recursos a serem investidos nesta etapa do Plano de Combate às Perdas, também repassados em parte pelos Comitês PCJ em 2010, são de R$ 2.359.663,00.

A expectativa da Coden é diminuir em 10% a 15% as perdas totais de água tratada, que hoje estão na casa dos 43%. Isto representará a economia de 1.500.000 a 2.000.000 de litros de água captada, tratada e distribuída por dia. Assim, o tratamento diário médio deve diminuir de 14 milhões para 12 milhões de litros.


 

Veja também

Combate às Perdas de Água Tratada: Coden tem mais dois projetos classificados pelos Comitês PCJ

Leia na integra

Reágua: Prefeito de Nova e presidente da Coden participam de cerimônia com governador

Leia na integra