Home . Notícias

PMNO retira 45 caminhões de lixo de área próxima a represa de abastecimento

26/01/2010 Por pepe

O Setor de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Nova Odessa retirou, entre segunda e terça-feira, dias 25 e 26 de janeiro, 45 caminhões de lixo das margens da Estrada da Cachoeira, no caminho para a Represa Recanto 2 – uma das seis represas que abastecem a cidade. O local é alvo constante de desova de todo o tipo de entulho, inclusive animais mortos.

Cada caminhão contém 5 metros cúbicos de lixo, o que resulta em 225 o total de metros cúbicos de material recolhidos. Quem passava pelo local – formado por glebas particulares – percebia que as retroescavadeiras utilizadas para o serviço completavam em instantes a capacidade de um caminhão basculante.

Em visita ao local no fim da última semana, a coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura, Daniela Fávaro, destacou que deve acionar a Polícia Ambiental nos próximos dias para que fiscalizações sejam realizadas no local.

Vergonha

“É uma vergonha o que as pessoas têm feito aqui. Eu passo por aqui duas vezes por dia e sei que, mesmo que a Prefeitura limpe na tarde de um dia, na manhã do outro dia aqui está lotado novamente de lixo”, comentou o novaodessense José Evaldo dos Santos ao passar com sua bicicleta pelo local.

O lixo depositado criminosamente por populares e acumulado no local praticamente impossibilitava a passagem de carros pela estrada. Havia dejetos e materiais inservíveis também na continuação da Avenida Brasil, caminho do Jardim Marajoara para a Represa Recanto 2. Na terça-feira, antes que o trabalho começasse, servidores municipais ainda tiveram que apagar um foco criminoso de incêndio na mesma área.

Entre os materiais encontrados no local, eram visíveis animais mortos, caixas de todos os tipos de alimentos, excessivas quantidades de restos de granito e de rolos de fios geralmente utilizados por tecelagens, tecidos e móveis velhos, entre outros produtos.

O assessor de Obras e Serviços Urbanos, Cal Hansen, lembrou que as águas das chuvas também escoam pela estrada e deságuam na represa, e que portanto o lixo oferece risco de contaminação do principal manancial de abastecimento. “Todo este lixo pode ser arrastado para a Represa Recanto 2 e prejudicar a qualidade da nossa água, que é perfeita”, lamentou Hansen.

“O serviço do Setor de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura está sendo cada vez mais comprometido por conta desta ação de despejo de entulho, isto não só nesta estrada, como em toda a cidade. Durante todo o dia, recebemos reclamações de entulhos que são jogados por toda a parte. Acabamos de limpar e em horas o local já está sujo. Tudo isto entope nossas galerias de águas pluviais e demanda um maior cuidado do Setor, que muitas vezes têm deixado de fazer outros serviços essenciais à população. O que falta é pedir para que a população não volte a cometer estes atos, antes que atitudes mais drásticas sejam tomadas”, comentou Cal.


 

Veja também

Coden de Nova Odessa retira algas da superfície da Represa Recanto 1

Leia na integra

ALERTA: Represa Lopes 1 transborda, inunda casa de máquinas da ECA e pode faltar água nesta 6ª-feira

Leia na integra