Home . Notícias

Prefeito de Nova Odessa assina contrato para mais 1.802 metros do Interceptor de Esgoto do Quilombo

06/03/2008 Por pepe

O prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, assinou, na última quarta-feira, 5 de março, contrato de R$ 858.181,00 com a empresa vencedora de licitação que vai construir os 1.802 metros que faltam da parte urbana do Interceptor de Esgotos do Ribeirão Quilombo. A obra inclui 5 “trechos” complementares àqueles já instalados sob a margem esquerda do rio.

Do total a ser investido, 64% virão do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos), a fundo perdido, e 36% serão pagos pelo Município, a título de contrapartida (o equivalente a aproximadamente R$ 309 mil).
O Interceptor está sendo construído com tubos de concreto armado com diâmetros que variam de 600 a 1.200 milímetros, com juntas de borracha, sobre um “berço” de concreto armado (base que evita o afundamento da tubulação devido ao terreno instável).

“Vamos começar a obra o mais rapidamente possível, em virtude da pressa da Prefeitura e também para aproveitarmos os meses de seca. São locais fáceis de se trabalhar, por serem afastadas de ruas e avenidas. Apesar de o edital prever 6 meses, devemos de 3 a 4 meses para concluir a obra do Interceptor”, garantiu Francisco Fernandez, diretor da A. Fernandez Engenharia e Construção Ltda.

Após conversar sobre aspectos técnicos da obra com o engenheiro, o prefeito Samartin lembrou que a cidade “está investindo bastante nessa obra, pois já temos os recursos necessários para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Ribeirão Quilombo, mas não adiantaria nada fazer a Estação e não levarmos o esgoto até ela”.

“Quando estes 5 trechos estiverem prontos, vai faltar muito pouco, apenas as ligações com os emissores já existentes em alguns córregos do lado direito e a complementação que será necessária para atingir o novo local da ETE”, explicou Samartin. Ao final da reunião, o prefeito ainda brincou com os representantes da empresa, ao salientar que “vocês podem ficar tranqüilos que a Prefeitura de Nova Odessa paga em dia”.

Trecho ‘urbano’ adiantado

“Com estas obras complementares, todo o ‘trecho urbano’ do Interceptor está pronto, desde o início do Jardim São Jorge até o final da Vila Azenha – praticamente até onde a ETE seria construída. Faltará apenas o trecho que teremos de fazer devido à mudança de localização do projeto e as travessias sobre os afluentes do Quilombo e sobre o próprio rio”, explicou o coordenador de Engenharia da Prefeitura e responsável pelo Plano Diretor de Esgotamento Sanitário do Município, Carlos Augusto dos Santos.

Segundo ele, “esta obra vai complementar os trechos já construídos, que já estão enterrados na margem do Quilombo”. “Tendo em vista que devemos iniciar a obra da ETE em breve, o Interceptor vai possibilitar que o esgoto que sai desde o Jardim Capuava e de todos os bairros posteriores, incluindo toda a cidade, chegue à ETE”, finalizou o engenheiro da Prefeitura.

 

Veja também

Coden envia à população relatório que confirma a qualidade da água de Nova Odessa de 2007

Leia na integra

Prefeitura de Nova Odessa pede desapropriação de nova área para construção da ETE do Quilombo

Leia na integra