Home . Notícias
18/01/2012 Por pepe
O prefeito de Nova Odessa, Manoel Samartin, vistoriou pessoalmente esta semana a obra de recomposição e recuperação preventivas do talude do aterro de 120 metros de extensão da Represa Recanto 1, principal reservatório do sistema de abastecimento público de água da cidade. A obra na “encosta” do reservatório foi realizada no início de 2011 pela Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, com um investimento de R$ 35.250,00 em serviços contratados – fora as etapas executadas com pessoal e equipamentos da própria Companhia.
O prefeito foi acompanhado na vistoria do maciço pelo diretor presidente da Coden, engenheiro Ricardo Ongaro. A obra foi supervisionada pelo encarregado do Departamento Técnico da Companhia, Antônio de Pádua Pisoni Benincasa. A Represa Recanto 1, a primeira construída pelo prefeito Samartin em meados da década de 1970, possui 170.000 metros quadrados de área superficial e capacidade para armazenar 572.000 metros cúbicos de água bruta.
“A Recanto 1 foi feita há mais de 30 anos e essas revisões e melhorias em seu aterro são muito importantes, tanto para manter sua integridade quanto para permitir que as condições da barragem possam ser constantemente verificadas pelos técnicos da Coden. Toda barragem tem de ser acessível para que os técnicos possam detectar qualquer problema imediatamente. Felizmente, não há problemas com o maciço da Recanto 1”, comentou o prefeito após a vistoria.
Entre as melhorias no talude do reservatório, a Coden limpou toda a área, retirando toda a matéria orgânica e a cobertura vegetal acumulada, e plantou 2.000 metros quadrados de grama esmeralda. O objetivo da limpeza é evitar o enfraquecimento do talude por causa das raízes das plantas. Já a grama baixa visa evitar a erosão do talude e também facilitar a visualização de qualquer eventual vazamento de água através da barragem.
Já o talude em si teve sua inclinação reduzida de 45 para 60 graus, ganhando aproximadamente 2.870 metros cúbicos de terra e aumentando assim seu próprio peso em milhares de toneladas, o que acrescentou estabilidade à barragem. Também foram cobertos inícios de erosões causadas pela chuva.
“Por fim, foi aberto um canal a jusante (abaixo) da barragem de aproximadamente 50 metros de extensão, para facilitar a drenagem do brejo existente no pé do aterro. A revisão periódica da barragem é importante para garantir a sua integridade, facilitar o acompanhamento técnico de sua situação e, assim, garantir a continuidade do abastecimento público de água em Nova Odessa”, completou Ongaro.
A água de Nova Odessa é captada exclusivamente em mananciais próprios, nas represas Recanto 1 e Lopes 1, e segue por adutoras até a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Jardim Bela Vista, de onde é distribuída para toda a cidade. A capacidade máxima de reservação de água bruta do Sistema Lopes (composto por 2 represas) é de 827.200 metros cúbicos, enquanto a capacidade total do Sistema Recanto (composto por 3 represas) é de 1.770.000 metros cúbicos.
A Coden é a empresa de economia mista, cujas ações pertencem majoritariamente à própria Prefeitura Municipal, responsável pelos serviços de Saneamento Básico (Água e Esgoto) de Nova Odessa, através de concessão pública. A Coden trata e distribui, em média, 240 litros de água por segundo.
Leia mais sobre a Coden em: https://lp.coden.com.br/nova_pagina/noticias/author/imprensa/