Home . Notícias

Prefeito e diretor da Coden acompanham início das obras na Vila Azenha

06/02/2013 Por pepe

O prefeito Benjamim Vieira de Souza (Bill) e o diretor presidente da Coden (Companhia de Desenvolvimento) de Nova Odessa, Ricardo Ongaro, estiveram na Vila Azenha, hoje (07) pela manhã para a emissão de ordem de serviço, o que oficializa o início das obras para a troca da rede de água. O serviço será feito na Vila Azenha, Jardim Flórida, Fadel, além de contemplar o Jardim São Manoel.

Este é o terceiro setor que a Companhia trabalha para a troca de rede de água. O primeiro, já concluído, foi na região central. O segundo, em andamento é na região dos bairros Bela Vista e Santa Rosa.

Na região da Vila Azenha o serviço compreende 12km de extensão de rede e serão substituídos cimento amianto e ferro fundido por PEAD (espécie de plástico). O prazo para a conclusão da obra é de 12 meses.

De acordo com Ongaro esta é a rede mais antiga da cidade, com mais de 50 anos. “Esse serviço é extremamente importante nesta região, por se tratar de uma das redes mais antigas da cidade. O índice de perda deve ser grande aqui”, afirmou o diretor da Companhia.

A parte da rede que tem cimento amianto pode ter trincas e com isso vazamentos e na parte com ferro formam-se incrustações nas paredes, ou seja crostas que impedem a passagem da água, o que diminui a pressão e a chegada de água nas residências. Com um cano livre este problema acaba.

O prefeito comentou que a população da Vila Azenha e região sofre muito com esta questão. “Muitas vezes a Coden é acionada para fazer manutenção. É certo que por ser uma obra embaixo da terra vai trazer alguns transtornos aos moradores, mas é um serviço de 10 meses para 100 anos sem dor de cabeça. Esse é o prazo de validade desta nova rede. E mais, gerando economia aos cofres públicos, evitando as perdas com os vazamentos que são invisíveis aos nossos olhos”, comentou Bill. “Não é a reforma de uma praça, nem um grande hospital, mas é sim uma obra muito importante, pois sem água ninguém consegue sobreviver”, reforçou o prefeito.

Adilson Pontin, que responde pela empresa Renova que realiza as obras, informou que a população não fica desabastecida durante a realização do serviço. Isso acontece por períodos curtos, momentos de desligar e ligar a rede. A empresa trabalha para que a população tenha o menor transtorno possível. Ao final da obra lavam a rua e deixam o local limpo.
Existe ainda estudo para a troca da rede da região do Jardim Éden. Porém esta rede é mais nova e o trecho a ser trocado também é inferior aos demais.
 

Veja também

Interrupção do fornecimento de água em vários bairros

Leia na integra

CODEN mantém excelente qualidade da água

Leia na integra